Praia Grande

Praia Grande adere ao projeto ‘Espaço árvore’

Trabalho atende as normativas do Programa Município Verde Azul

A arborização urbana, realizada de forma adequada e atendendo todas as normas, melhora a qualidade paisagística e ambiental de uma cidade. Segundo esta linha de atuação, a Prefeitura de Praia Grande aderiu ao projeto ‘Espaço árvore’. Na prática, o Município já conta com áreas deste tipo em que as árvores possam receber mais água e desenvolver suas raízes de forma livre e saudável.

Os trabalhos no Município são desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) local. As ações atendem as normativas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de incentivar a prática de medidas sustentáveis e de preservação do meio ambiente nas cidades.

Os primeiros ‘Espaços árvore’ de Praia Grande estão localizados nas seguintes áreas: Canal Praião, na Avenida do Trabalhador, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos; na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho), em frente às quadras de tênis e a sede do Departamento de Educação Ambiental; no calçamento da Escola Estadual Sylvia de Mello, no Bairro Antártica.

“Com a adesão a este projeto, passamos a ter condições de implantarmos uma arborização de qualidade na Cidade, evitando o corte futuro de árvores por conflito com equipamentos, como postes ou tubulações”, analisou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

A Cartilha de Arborização Urbana publicada pela Sema está disponível gratuitamente na versão online no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br).

No material fica didaticamente explicado que o ‘Espaço árvore’ deve ser implantado de acordo com a largura do calçamento, que deve ter, no mínimo, dois metros, respeitando sempre a acessibilidade. É importante que seja mantida uma área permeável que ocupe, pelo menos, 40% da largura da calçada e o dobro desse valor em comprimento.

“Válido explicar que este espaço é uma área permeável e que pode ser gramada. Desta forma, toda e qualquer árvore pode receber mais água e desenvolver suas raízes de forma saudável’, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente praia-grandense, Elaine dos Santos Rovati.

Destaques – Praia Grande tem desenvolvido diversas ações em prol do Meio Ambiente. Destaque para o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *