Projeto oferece 300 vagas gratuitas para formação de jovens em SP

Habilidades para o Futuro tem 330 horas de curso; 80% dos participantes terminam a formação empregado; Inscrições estão abertas até o final de julho

Com o intuito de formar e empregar jovens entre 18 e 24 anos, o Instituto Aliança anuncia que estão abertas as inscrições para as turmas do segundo semestre do Habilidades para o Futuro, um programa latino-americano, que vai profissionalizar 300 jovens na capital e região metropolitana de São Paulo para o primeiro emprego, com foco na área de Seguros e Previdência. O projeto é gratuito e conta com o apoio da Zurich Santander, Zurich Foundation e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

A duração do curso é de cinco meses e serão desenvolvidas habilidades e competências técnicas, digitais e socioemocionais para que os jovens estejam qualificados para ocupar cadeiras no mercado de trabalho. Ao final da formação, os participantes recebem um certificado de curso de extensão emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Em um momento delicado para a juventude no mercado de trabalho, causada pela covid-19, o Habilidades para o Futuro tem o objetivo de ajudar meninos e meninas em situação de vulnerabilidade a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho. Um em cada três jovens, entre 18 e 24 anos, tem dificuldades para conseguir um emprego no Brasil, segundo o IBGE. 

“Acreditamos na capacidade de nossa juventude, por isso, neste momento, é importante essa construção de horizontes, projetos de vida e carreira, reforçando assim o protagonismo dos jovens e desenvolvendo seu potencial por meio da educação”, explica Adenil Vieira, fundadora do Instituto Aliança.

Cerca de 80% dos jovens formados pelo Instituto Aliança conseguem conquistar vagas no mercado de trabalho. 

O programa

Com 300 vagas para o segundo semestre de 2021, a carga horária do curso é de 330 horas e os temas ministrados têm como foco o desenvolvimento pessoal e profissional, o contexto das relações de trabalho e tecnologia da informação e comunicação.

Para participar do programa é necessário:

  • Ter entre 18 e 24 anos;
  • Ensino Médio completo na rede pública;
  • Residir no estado de São Paulo;
  • Disponibilidade para a formação de manhã ou à tarde, durante a semana.

Para ajudar os jovens durante o curso serão disponibilizados tablets com internet e pacote de dados, uniforme do Habilidades para o Futuro, kit pedagógico e acompanhamento de até quatro meses após o término do curso, com o intuito de ajudar na empregabilidade dos concluintes.

As oficinas e todas as atividades serão realizadas no formato online e os conteúdos poderão ser acessados por meio de uma plataforma EAD, além disso, acontecerão atividades semanais com encontros remotos através do Google Meet.

Os interessados podem se inscrever acessando o link: http://bit.ly/InscricoesHabilidades2021SP até a segunda quinzena de julho.

Documentação necessária

Para participar do Habilidades para o Futuro é necessário que os candidatos tenham em mãos os documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado de matrícula e atestado escolar;
  • Carteira de trabalho;
  • Reservista ou CDI;
  • Foto;
  • Título de Eleitor.

As etapas do processo seletivo envolvem: prova de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e entrevista individual online. O início da formação está previsto para o final de julho.

O papel do Instituto Aliança em relação aos jovens

Nos últimos 15 anos, mais de 30 mil jovens já conquistaram sua oportunidade no mercado de trabalho por meio da formação profissional do Instituto Aliança, que também é responsável pela metodologia aplicada ao Habilidades para o Futuro

Sobre Instituto Aliança

Fundado em 2002, o Instituto Aliança (IA) é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), cuja missão é educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. No Brasil, já atuou em 13 estados, 210 municípios, além do Peru, com a formação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Saiba mais em: http://www.institutoalianca.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *