Praia Grande

Guarda Ambiental de Praia Grande descobre local onde supostamente ocorria rinha de galo

Movimentação em imóvel no Bairro Ribeirópolis levantou suspeitas

Quatro homens foram surpreendidos neste domingo (02) supostamente participando de uma rinha de galos, em um imóvel no Bairro Ribeirópolis, em Praia Grande. Equipes da Guarda Ambiental foram acionadas ao local e encontraram alguns galos e materiais utilizados na prática, que é crime ambiental.

De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, uma de suas equipes foi acionada à Avenida Rocha Pombo depois que uma movimentação suspeita em uma casa chamou a atenção dos operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). “Por uma das câmeras do bairro foi possível verificar uma movimentação diferente na casa, que levou à suspeita de realização de rinha no local, o que acabou sendo confirmado”.

No local, foram surpreendidos quatro homens, sendo um deles o proprietário do imóvel, que autorizou o acesso ao imóvel para fiscalização. Foram encontrados três galos índios domésticos em gaiolas improvisadas e sem oferta de alimento, além de apresentarem escoriações e as esporas cortadas. No local havia ainda esporas de plástico e medicamentos de uso veterinário em um estojo e uma balança, utilizada para a pesagem dos galos, conforme esclareceu um dos detidos.

Os acusados foram levados para a delegacia onde foram autuados no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê detenção, de três meses a um ano, e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Os galos foram apreendidos junto à Guarda Ambiental, que ficou responsável pelos animais e providenciará a doação e laudo veterinário.

Atuação – A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (Sepam), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O Sepam completou onze anos de atividades em 2020 e desenvolve importante trabalho na Cidade. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *