Praia Grande

Lixo descartado irregularmente pela população ocupa quadra inteira de rua no Bairro Anhanguera, em Praia Grande

Via foi limpa no fim de abril, porém em retorno no dia 5 de maio local estava sujo de novo

O trabalho de limpeza e manutenção de vias e áreas públicas de Praia Grande desenvolvido diariamente pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) precisa contar diretamente com o apoio da população; uma vez que não é incomum o trabalho ser executado e, pouco tempo depois, quando as equipes retornam ao local a população já ter voltado a descartar materiais irregularmente no trecho. Um exemplo desta falta de cidadania foi registrado pela Sesurb no dia 5 de maio na Rua Eduardo Xavier de Oliveira, onde a quadra da via localizada entre as Ruas Clóvis Batistas dos Santos e Antônio Cardoso Ferreira, Bairro Anhanguera, foi tomada de lixo e entulho, descartados irregularmente pelos moradores. O mais impressionante é que o mesmo local já tinha sido encontrado nas mesmas condições e limpo pelo setor no dia 27 de abril.

Nesta quinta-feira (6), o local passou novamente por limpezas pela Sesurb.
Uma das coisas que mais chama atenção nesse caso é que o local do descarte fica a exatos 56 metros do Ecoponto Anhanguera (localizado na Rua Clovis Batista dos Santos com Rua José Barbosa de Andrade), ou seja, caso a população estivesse em busca do local correto para esse descarte, bastaria caminhar menos de uma quadra até a unidade.

Além de afetar a aparência do local, esse descarte irregular traz muitos problemas urbanos. Um deles é prejudicar o escoamento da água de chuva não somente no trecho, mas também em todo bairro. O trecho sujo na Rua Eduardo Xavier de Oliveira fica a uma quadra de um importante canal de drenagem (na Avenida da Integração) e esses detritos acabam obstruindo a passagem da água no local, podendo ocasionar, inclusive, enchentes nos arredores em dias de fortes chuvas.

Somado às questões urbanísticas citadas, a conservação da limpeza urbana é um importante fator para evitar diversos problemas sanitários, como, por exemplo, proliferação de insetos e roedores, além de contágio de doenças. Com a atual situação do sistema de saúde de todo País, causada pela pandemia do coronavírus, se faz necessária ainda mais a preocupação neste sentido por todos.

Serviços oferecidos – Como citado, o local fica próximo da Unidade Ecoponto do Bairro Anhanguera, que recebe materiais recicláveis, pequena quantidade de entulho, podas de árvores, entre outros. Além disso, os itens inservíveis descartados irregularmente no local poderiam ter sido entregues também aos caminhões do projeto Rapa Treco (que retira em frente da residência das pessoas itens inservíveis), que passam toda semana pelo bairro; ou separados para a coleta seletiva que atende este local três vezes por semana. Sem contar que os bairros também contam com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.

A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destacou que a Prefeitura realiza diariamente a limpeza de vários pontos crônicos de descarte de lixo pela população, porém menos de 24 horas depois muitos destes locais estão sujos novamente. “Por isso, contamos com a ajuda de toda a população, que além de não jogar o lixo na rua também precisa se tornar um ‘fiscal’ da sua rua, do seu bairro. Aliando forças, temos certeza que podemos melhorar esta situação”, ressaltou.

Os serviços públicos oficiais de descarte de lixo são as melhores opções, como as coletas seletivas e de lixo domiciliar, Ecopontos e Rapa Treco. “Algumas pessoas contratam o serviço de carrinheiros, que algumas vezes podem acabar não levando os materiais para o ecoponto mais próximo, que seria o correto, mas sim descartando em terrenos e na rua, muitas vezes próximo à residência daquela pessoa que o contratou. Por isso, a melhor opção sempre é o morador utilizar os serviços oficiais”.

Denúncias – A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiais (imagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br. As denúncias podem ser anônimas.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo da situação.

Mais informações – Confira cronograma completo dos serviços de limpeza realizados em Praia Grande no site da prefeitura, clicando no banner “Carta de Serviços” (http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *