Praia Grande

Guarda Ambiental de Praia Grande desmonta barraco em área congelada no Bairro Ribeirópolis

Responsáveis fugiram, deixando para trás ferramentas usadas no crime

Um barraco em construção foi demolido em uma área monitorada pela Prefeitura de Praia Grande. A ocorrência foi flagrada pelos Guardas Ambientais da Cidade. Quando chegaram no local, não havia ninguém, porém os responsáveis deixaram para traz diversas ferramentas. A construção tinha características de ser recente.

O barraco com cerca de 4 metros quadrados foi montão a partir de caibros fixados no chão, com paredes feitas de folhas de compensado. A construção ainda não tinha telhado instalado, porém os materiais usados são novos, o que sugere construção muito recente.

Outra evidência de ser crime recente é o fato de os envolvidos terem deixado para trás as ferramentas usadas no desmatamento da região. Enxadas, cavadeiras, pás e outros e mais materiais foram apreendidos.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, apesar de ser um barraco relativamente pequeno, a área desmatada na região é muito maior. “É proibido construir nessa região e nós monitoramos constantemente esta e outras áreas da Cidade para evitar invasões”.

Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

A população pode ajudar denunciando invasões em toda a Cidade, por meio do telefone 153, da Guarda Ambiental, ou pelo 162, o canal da Ouvidoria Municipal.

Comissão – A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação. O principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *