Praia Grande

Praia Grande cria Núcleo de Apoio para incentivar o aleitamento materno e reduzir a mortalidade infantil

Integração entre os setores da Sesap faz parte dos trabalhos

Praia Grande passa a contar com o Núcleo de Apoio Materno Infantil. O grupo agrega profissionais de diversos setores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade. A definição do novo colegiado da pasta ocorreu em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (7), na sede da Sesap, no Bairro Mirim. Na prática, o Núcleo visa debater e formatar capacitações, ações e projetos voltados a redução do índice de mortalidade infantil na Cidade e incentivo a prática do aleitamento materno.

Os trabalhos de prevenção, acompanhamento do pré-natal e pós-parto desenvolvidos nas 30 unidades de Saúde da Família (Usafas) serão intensificados no Município. A interface e troca de informações com os setores de pediatria e neonatologia do Hospital Municipal Irmã Dulce também está entre os pontos que deverão receber uma atenção especial do Núcleo.

“É importante destacar que a Prefeitura de Praia Grande tem feito a sua parte dando condições adequadas para realização de um pré-natal de qualidade. Destaque para a estrutura nas unidades, profissionais capacitados, exames e a retaguarda hospitalar do Irmã Dulce. O trabalho do Núcleo será fundamental para aprimorar as ações”, explicou o titular da Sesap, Cleber Suckow Nogueira.

A Sesap já desenvolve também atividades durante todo ano em suas unidades de atendimento para incentivar o aleitamento materno. O ato de amamentar é difundido pelos médicos porque além de nutrir e proteger contra doenças, favorece ainda o desenvolvimento físico e psicológico do bebê. Para a mamãe também existem vantagens. Ela emagrece mais rápido, o útero volta ao normal, sem falar em casos confirmados pela medicina de redução no índice de risco de câncer de mama.

“A iniciativa é muito positiva. A Sesap amplia o olhar para essa questão da amamentação também. Aumentando essa rede de proteção para o bebê e a mãe faz com que a rede de saúde da Cidade fique ainda mais completa”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, José Isaias Costa Lima.

A implantação do Núcleo também traz consigo outro fator positivo, mobilizar ainda mais os profissionais da Saúde que integram as equipes da Sesap. “Além de garantir assistência de qualidade, serão formados também através de capacitações agentes multiplicadores em todas as unidades de saúde com o intuito de acolher a mulher e a família diminuindo medos e inseguranças desta fase”, declarou a enfermeira da Usafa Ocian, Angélica Aparecida Baccaro Pupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *