Saúde

Pró-Sangue precisa de doadores para tirar estoque de nível crítico

Fundação opera com 50% das reservas necessárias

Por conta da chegada do frio associada às campanhas de vacinação, a Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, está o estoque operando em nível crítico e convoca com urgência os doadores de sangue.

Os tipos O- e O+ estão em situação emergencial, com abastecimento para menos de um dia. Já os sangues do tipo A- A+, B- e B+ estão em alerta, com tendência de entrada no patamar crítico.

A situação é bem preocupante, uma vez que a instituição opera com apenas 50% da quantidade de estoque necessária para abastecer mais de 100 instituições de saúde da rede pública, dentre as quais se incluem os institutos do Hospital das Clínicas, Incor e ICESP.

Vacinas

Campanhas de vacinação costumam trazer um impacto na coleta de sangue, uma vez que os imunizantes trazem um impedimento temporário para quem pretende doar. De acordo com o protocolo de triagem dos candidatos, quem tomou a vacina contra a gripe deve aguardar 48 horas para poderem doar. Já as pessoas que apresentarem alguma reação adversa ao imunizante, como febre e dor muscular, devem esperar o término dos sintomas para contribuírem com seu gesto de solidariedade.

Já no que diz respeito à vacina contra a COVID-19, o Ministério da Saúde também estabeleceu prazos distintos de aptidão para cada tipo de imunizante:

– 48 horas após cada dose da vacina Coronavac (da Sinovac/Butantan);
– 7 dias após cada dose da vacina Oxford (da AstraZeneca/Fiocruz); e
– 7 dias após cada dose da vacina da Pfizer (produzida em parceria com a BioNtec).

Ainda de acordo com a pasta, as pessoas devem priorizar a vacinação contra a COVID-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. Além disso, é importante que respeitem o intervalo mínimo de 14 dias entre cada uma delas.

Quem tiver interesse em ajudar deve fazer o agendamento online da sua doação pelo site da Pró-Sangue (clique aqui). Reserve já sua vaga no sistema, vista sua máscara e faça a diferença na vida de quem precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *