Praia Grande

Praia Grande é referência na logística reversa de pneus

Cidade conta com três Ecopontos que recebem os pneus usados e inservíveis

Praia Grande lidera o ranking de coleta de pneus usados e inservíveis na Região Metropolitana da Baixada Santista. O esquema municipal de recolhimento é um dos destaques. A Cidade possui três Ecopontos que recebem os pneus. Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com o Projeto Ecophalt – estratégias para a gestão de resíduos pneumáticos da Baixada Santista.

“O Município é referência em logística reversa quando falamos de pneus. A Ecophalt percorre toda a Baixada Santista e Praia Grande é vista como modelo nas demais cidades da região, pois é a única que têm três pontos de coleta de pneu que funcionam diariamente, inclusive aos sábados. Além de pneus, os Ecopontos da cidade recebem diversos outros resíduos”, comentou a presidente da Ecophalt e representante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paullo, Syllis Flávia Paes Bezerra.

Todos os pneus recolhidos nos Ecopontos da Cidade são retirados por uma empresa parceira. “Quando chega na lotação permitida de pneus, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), que é responsável pelo equipamento municipal e parceira nas ações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entra em contato com a Reciclanip. A partir deste momento ocorre a recolha e transporte dos pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento”, explicou o secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Dr. Serrano.

A política de logística reversa é de obrigação tanto das empresas que fabricam, quanto as que vendem, que devem colaborar para o retorno desses materiais. Todo este processo deve seguir as diretrizes conforme a lei federal 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde diz que ‘de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, após o uso pelo consumidor, esses produtos devem retornar aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus’.

“ O Município conta com esse equipamentos públicos para descarte correto de pneus. Foi estudada toda uma estrutura para armazenar, não pode simplesmente jogar os pneus lá. Existe uma área coberta para o acondicionamento correto dos materiais e é importante explicar isso, pois mesmo a Administração trabalhando neste quesito os fabricantes de pneus são responsáveis pelo recebimento desse produto pós uso. Nós temos que cobrar providências tantos dos fabricantes quantos dos revendedores para o recebimento dos pneus inservíveis e isso serve para os demais resíduos que se enquadram na logística reversa. Nós enquanto município vamos continuar trabalhando”, disse o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande

Serviço – Além dos pneus, os Ecopontos de Praia Grande são referência na destinação correta de outros resíduos, como, por exemplo, poda de árvore, resíduos da construção civil (RCC), entre outros. Atualmente, o recebimento e armazenamento temporário de pneus acontecem nas unidades Aviação, Esmeralda e Caiçara, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *