Praia Grande

Guarda Ambiental de Praia Grande remove ranchos ilegais em área do Parque Estadual Serra do Mar

Setor da GCM agiu em parceria com agentes da Fundação Florestal

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) da Cidade, removeu cinco ranchos em área de preservação ambiental do Parque Estadual Serra do Mar. A ação ocorreu em parceria com agentes da Fundação Florestal (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado), responsáveis pela gestão do Parque Estadual Serra do Mar/Núcleo Itutinga Pilões.

Os ranchos estavam sendo utilizados de forma irregular para a prática de caça e extrativismo. Os espaços ficavam localizados no Morro do Estaleiro e haviam sido identificados pela Fundação Florestal em ações anteriores.

As equipes percorreram pouco mais de 8,3 quilômetros pela mata. Foram 8 horas diretas de incursão. “Os ranchos não configuravam moradias e estavam no interior da unidade de conservação”, explicou o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Rogério Marques.

Uma outra situação chamou a atenção das equipes. Em um dos ranchos um homem foi identificado e mantinha uma espingarda com 35 munições. Por conta das irregularidades, ele foi conduzido até a delegacia e enquadrado no artigo 48 da Lei de Crimes Ambientais, somando a posse/porte de arma de fogo sem registro. Por conta disso ele foi preso.

“Trata-se de uma ação que requer planejamento e sigilo da informação uma vez que os locais são de difícil acesso. Os ranchos foram inutilizados. A nova resolução estadual prevê multa de R$ 10 mil reais para os casos registrados durante a fiscalização e o homem preso pelo porte de arma de fogo ainda será autuado, pois, as penas são cumulativas”, disse o inspetor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *