São Paulo

Saúde SP: bebês devem ser vacinados contra o sarampo

Secretaria da Saúde promove ação de imunização em 50 cidades; público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 12 meses

A Secretaria de Estado da Saúde está vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses que residem ou têm viagens programadas para cidades com casos confirmados da doença. A estratégia abrange 50 cidades paulistas (confira lista abaixo). A relação de cidades com essa recomendação será atualizada semanalmente, com base na situação epidemiológica. Se necessário, novos municípios serão incluídos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No caso dos bebês que vão viajar para esses locais, a vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes do deslocamento.

A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela. Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.

Os casos entre crianças menores de 6 meses de idade representam 13,9% dos 1.319 casos confirmados no Estado, até o momento. 75,5% do total se concentram na capital, com 997 casos.

Jovens e adultos

Mais de 1,5 milhão de pessoas na faixa de 15 a 29 anos residentes em 15 municípios da Grande São Paulo foram imunizadas entre 10 de junho e 15 de agosto, durante a campanha realizada entre 10 de junho e 16 de agosto. Esse grupo contabiliza 44,4% dos casos registrados no Estado.

Os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos suspeitos da doença. Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada podem procurar um posto de vacinação, de preferência com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose.

Relação das cidades com imunização de bebês de 6 a menores de 12 meses:

CidadesNº de casos
Atibaia1
Barueri3
Caçapava10
Caieiras3
Campinas6
Capela do Alto1
Carapicuíba1
Diadema7
Embu1
Fernandópolis27
Franca1
Francisco Morato2
Franco da Rocha2
Guarulhos39
Hortolândia1
Indaiatuba3
Itapetininga1
Itaquaquecetuba2
Itu1
Jales1
José Bonifácio1
Jundiaí1
Mairiporã13
Marília1
Mauá15
Mogi das Cruzes3
Osasco11
Peruíbe2
Piracaia1
Pindamonhangaba3
Poá1
Praia Grande2
Ribeirão Pires9
Ribeirão Preto3
Rio Grande da Serra2
Santo André41
Santos24
São Bernardo do Campo32
São Caetano do Sul14
São José do Rio Preto5
São José dos Campos5
São Paulo – Capital997
Sertãozinho2
Sorocaba8
Sumaré1
Taboão da Serra2
Taquaritinga1
Taubaté3
Votorantim2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *