Diversão

Museu da Imigração homenageia aniversário de São Paulo com atividades gratuitas

Oficina de Street Art e ação educativa com foco no samba paulistano acontecerão no dia 25 de janeiro na instituição

Em celebração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o Museu da Imigração (MI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, realizará uma programação gratuita no dia 25 de janeiro.

A Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício histórico no qual o MI se localiza, esteve presente na trajetória do crescimento da cidade e tem importância significativa nesse progresso. Em 1886, quando o prédio começou a ser construído, São Paulo possuía menos de 60 mil habitantes e, no ano da sua inauguração oficial (1888), foram matriculados quase 30 mil migrantes, o equivalente a metade da população.

Já em 1895, mais de 90 mil pessoas dormiram nas dependências da hospedaria. Para homenagear o município, a oficina de Street Art “Remontando”, ministrada pela artista Bianca Foratori, estimulará a criação de narrativas visuais, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo, das 11h às 16h.

Processo criativo

Por meio de imagens do acervo iconográfico do Museu, além de outros materiais, os visitantes, a partir de 16 anos, serão encorajados a vivenciar o processo criativo normalmente utilizado pela profissional e a criarem “personas” que representem aspectos de suas identidades e memórias familiares. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Já a partir das 15h, o Núcleo Educativo promoverá a ação “Para além do trem das onze”, voltada para o público acima de dez anos, com o objetivo de refletir sobre os processos de modernização da cidade e como que a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no desenvolvimento, nos laços afetivos dos habitantes e na relação com o “novo” espaço urbano que passava a se formar.

O encontro proporcionará uma viagem para conhecer a São Paulo retratada por Adoniran Barbosa, sambista paulistano, descendente de migrantes italianos, que relata o cotidiano dos habitantes e trabalhadores da “terra da garoa” em suas composições.

Após o diálogo, os participantes serão convidados a confeccionar um estandarte, alegoria e símbolo das agremiações e dos blocos de carnaval, representando a história desses grupos, ideologias e tradições. Para participar, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected].

serviço

Museu da Imigração – Oficina de Street Art “Remontando” (a partir de 16 anos)
Data: 25 de janeiro de 2020 (sábado)
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração – (muros em frente à instituição)
Inscrição: [email protected]

Para além do trem das onze (a partir de 10 anos)
Data: 25 de janeiro de 2020 (sábado)
Horário: 15h
Entrada: Gratuita
Local: Museu da Imigração
Inscrição: [email protected]

Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição
www.museudaimigracao.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *