Itanhaém

Tartaruga Gigante escolhe a praia do Suarão para depositar seus ovos

FAUNA MARINHA – Segundo integrantes do Instituto Biopesca, os ovos poderão ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir

Exemplar de espécie rara, uma Tartaruga de Couro (Dermochelys coriácea), ou Tartaruga Gigante, escolheu a praia do Suarão, na noite desta sexta (19), para depositar seus ovos.

O Instituto Biopesca,  Projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos, acompanhou de perto todo o procedimento e inclusive inseriu anilha numerada no animal. Os especialistas fizeram a captação de informações da tartaruga, que é adulta, pesa cerca de 300 quilos e seu casco mede cerca de 1,77m.

Segundo a veterinária do Instituto, Vanessa Ribeiro, é um fato muito raro, já que esse animal dificilmente escolhe as praias do Sudeste para fazer seu ninho. “Estamos acompanhando o animal há semanas. Já tínhamos avistado em Praia Grande e a gente sabia que ela estava procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades”, relata.

O local do ninho já foi isolado e terá acompanhamento total. Segundo os integrantes do Instituto, os ovos poderão até mesmo ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir. A Guarda Civil Municipal acompanhou todo o processo e isolou o local, para evitar aproximação de curiosos.

Confira as fotos

O Secretário de Meio Ambiente, César Ferreira, também acompanhou de perto a ação do Instituto Biopesca. “Assim que soubemos do fato já nos colocamos a disposição. Realmente é uma ocorrência rara e que merece especial atenção da nossa Secretaria”, destacou.

O animal levou cerca de 3 horas entre a deposição dos ovos e a volta para o mar. Alguns moradores próximos acompanharam e torceram pelo retorno da tartaruga às águas.

MONITORAMENTO • O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.


Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *