Praia Grande

IBGE abre processo seletivo para Censo demográfico 2021 em Praia Grande

Instituto deve contratar cerca de 350 pessoas para o trabalho em Praia Grande

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está se preparando para o Censo demográfico de 2021 e abriu processo seletivo para a contratação temporária de 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta em todas as cidades brasileiras. Em Praia Grande, 350 recenseadores e agentes censitários supervisores serão os responsáveis por fazer as pesquisas em todos os bairros. A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, está fornecendo todo o suporte ao IBGE para o trabalho.

O Censo Demográfico era para ter sido realizado em 2020 e foi adiado para este ano em respeito as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela covid-19. O trabalho de pesquisa será feito entre 01 de agosto e 31 de outubro em todo o País e todos os recenseadores usarão Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), aparelhos modernos e precisos, que permitirão ao recenseador uma melhor identificação da sua área de trabalho com a visualização de imagens de satélite no aparelho.

De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana C. Ferreira, a Administração municipal tem auxiliado o Instituto na organização dos postos de coleta. Praia Grande contará com quatro postos fixos, locais operacionais em pontos estratégicos que darão suporte aos trabalhadores.

“O Censo demográfico é fundamental para o planejamento de um município. É uma fonte oficial de referência para o conhecimento das condições de vida da população e o último levantamento do IBGE foi realizado em 2010, quando apontou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes, com estimativa para 2020 de 330.845”.

Processo seletivo – Os interessados em participar do processo seletivo para o trabalho no censo, podem efetuar as inscrições no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br). As inscrições para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. É importante lembrar que as vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Cebraspe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *