Praia Grande

Carro clonado é flagrado ao passar por cerco eletrônico de Praia Grande

Alerta foi disparado quando veículo passou por um dos viadutos da Cidade

Graças ao sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), que identifica as placas dos veículos que acessam Praia Grande, um carro clonado foi localizado no Bairro Nova Mirim, na tarde desta quarta-feira (30).

O veículo já estava cadastrado no sistema, tendo em vista que seu proprietário, morador da Capital, havia registrado boletim de ocorrência na 62ª Delegacia de Polícia de São Paulo após receber várias autuações de trânsito em Praia Grande, mesmo sem ter estado na Cidade.

Na tarde de quarta-feira, entretanto, o alarme do sistema disparou assim que o Peugeot passou pelo Viaduto 2, no Bairro Mirim. Imediatamente, o carro passou a ser monitorado pelos operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), passando as coordenadas às equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) que estavam nas proximidades.

Ao chegar na Avenida da Integração, antiga Rua 18 do Canal, as equipes conseguiram localizar o veículo e abordar o motorista, que se apresentou como auxiliar de despachante e alegou que estava indo levar o carro para fazer um laudo de transferência de propriedade.

Os guardas suspeitaram da versão apresentada e levaram o suspeito para a delegacia para prestar esclarecimento. A ocorrência contou com o apoio de equipes da Polícia Militar. 
Na delegacia foi verificado que todos os sinais aparentes do veículo haviam sido feitos com o mesmo número do original, até mesmo o CRLV, impresso com os mesmos dados e papéis do original, dificultando a identificação do veículo que estava com o suspeito. 

A infração foi confirmada com a chegada da vítima, que estava com o veículo original. O acusado foi indiciado pelos crimes de receptação e adulteração de sinais de identificação de veículo automotivo. 

Dados – Praia Grande é a cidade da região que mais tem investido em tecnologia voltada à área de segurança pública. Uma mostra disso é o “cerco eletrônico”, que já ajudou a reduzir os índices de roubo e furto de veículos em mais de 60%.

Atualmente, a Cidade conta com 106 pontos dotados do sistema. A expectativa da Administração Municipal é de que, logo nos primeiros meses deste ano, mais 64 pontos contem com a ferramenta, totalizando 170 pontos.

Ao todo, o Município dispõe de 2.136 câmeras, sendo 1.721 fixas, 104 Domos (com giro de 360º e zoom), além das OCRs, e modernos softwares com tecnologia de ponta, como por exemplo o de reconhecimento facial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *