Praia Grande

Novos radares em Praia Grande passam por aferições

Algumas vias serão interditadas temporariamente para os trabalhos

Os equipamentos de controle de velocidade de Praia Grande, que começarão a funcionar no sábado (16), passarão por aferições pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) na próxima quarta e quinta-feira, dias 13 e 14.

Para o trabalho, algumas vias serão interditadas temporariamente. Os equipamentos ficam nos bairros Xixová, Canto do Forte, Aviação, Ocian e Nova Mirim.

Na quarta-feira (13), as ações serão realizadas no período da manhã na Avenida Ayrton Senna. As atividades serão concentradas em duas pistas por vez, não havendo, assim, a necessidade de interdição total do local.

Interdições – Já na manhã de quinta-feira (14), os trabalhos acontecerão nos cinco pontos de lombadas eletrônicas na Cidade, com diversas interdições viárias previstas. Por isso, das 9h30 às 13h30, motoristas que trafegarem pelos locais devem utilizar as seguintes rotas alternativas:

– Avenida Marechal Mallet: Rua Heitor Sanches, Rua Cinthia Giufrida e Avenida Marechal Hermes.
– Avenida Ministro Marcos Freire: Rua Ananias Batista Menezes, Rua Oscar Menezes Batistae Avenida São Jorge.
– Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas: Avenida dos Sindicatos, Rua Eufrozina Maria da Conceição e Rua Santana do Ipanema.
– Avenida Presidente Kennedy, sentido Ocian: Rua Diogo Álvares Correia, Avenida Guadalajara e Rua Aimorés.
– Avenida Presidente Kennedy, sentido Mirim: Rua Santana de Ipanema, Rua Luiz Leite e Avenida dos Sindicatos.

Lombadas eletrônicas – No total, são 10 lombadas, em 5 pontos diferentes (uma em cada faixa de rolamento), nos seguintes pontos: Avenida Marechal Mallet, entre os números 980 e 1078, Bairro Canto do Forte; Avenida Presidente Kennedy, 4540 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Aviação; Avenida Presidente Kennedy, 7490 (sentido Boqueirão/Mirim), no Bairro Ocian; Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas, na altura da Rua Michel Alca, Bairro Ocian; e Avenida Ministro Marcos Freire, na altura da Rua José Bestileiro Lopes, Bairro Nova Mirim. 

Nestes locais, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Ao passar no trecho, painéis mostrarão a velocidade atual do veículo com base nos dados fornecidos por sensores no solo.

Radar – Já a Avenida Ayrton Senna, entre os Viadutos do Sol e Álvaro dos Santos, na altura da Rua Paulo Sérgio Garcia, receberá um radar de velocidade, sem painel fixo. Os equipamentos estão instalados nos dois sentidos de rolamento (Praia Grande/São Vicente e São Vicente/Praia Grande). No trecho, a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Esta será a primeira vez que a via receberá um dispositivo de controle de velocidade.

Sinalização – Entre 300 e 100 metros das lombadas eletrônicas e radar serão instaladas placas de sinalização e orientação sobre os dispositivos. E as multas que serão aplicadas em caso de irregularidades seguirão normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Michele Rezende de Mesquita, os locais que receberão novamente as lombadas eletrônicas tem como características principais o grande fluxo de pedestres, veículos e bicicletas. “Nestes locais, a utilização da lombada eletrônica é o ideal, por se tratar de um equipamento de grande visibilidade e sinalização própria”.

Mesquita comentou também sobre a necessidade de um equipamento eletrônico de fiscalização na Ayrton Senna. “É uma das principais vias da Cidade, que recebe um fluxo muito grande de veículos que seguem para o Litoral Sul. Depois de levantamentos feitos pela Setran, constatamos que este tipo de dispositivo seria o mais adequado ao local para evitarmos acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *