Diversão

Pinacoteca de São Paulo possui acervo com quatro mil peças

Aberto durante o ano todo, museu reúne trabalhos de grandes artistas brasileiros e exposições de arte do mundo inteiro

Quem busca conhecer as atrações culturais de São Paulo precisa incluir na programação uma visita à Pinacoteca do Estado. Fundada em 1905, é o museu de arte mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século 19 até a atualidade.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva.

Com cerca de 4 mil peças, o Museu também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

A Pinacoteca mantém um expressivo e variado acervo de arte brasileira, principalmente dos séculos 19 e 20, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte decorativa e um seleto conjunto de imaginária do período colonial, capazes de fornecer um amplo panorama da arte nacional.

O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera, também faz parte da Pinacoteca do Estado.

Conheça pelo Tour Virtual

Também é possível fazer um tour virtual no segundo andar da Pina_Luz, onde está a exposição Arte no Brasil – Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Navegue pelas salas, corredores, varandas e veja as obras virtualmente aqui.

serviço

Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência até 18h
Praça da Luz, 2 – Luz – Centro (Metrô Luz) Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes, crianças e idosos
Tel.: (11) 3324-1000 / www.pinacoteca.org.br
Grátis aos sábados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *