Praia Grande

Cidade Total recolhe mais de 600 toneladas de entulho e lixo em 2 bairros

Mega-ação de serviços percorrerá todos os bairros de Praia Grande

Os números dos serviços realizados comprovam com exatidão o sucesso do Programa Cidade Total. A iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande é uma mega-ação que levará para todos os bairros diversos serviços de manutenção, cidadania, conscientização e soluções de demandas apontadas pela própria população. Somente nas duas primeiras regiões onde as equipes de trabalho já atuaram, no Sítio do Campo e Glória, cerca de 615 toneladas de entulho e lixo foram retiradas de ruas e avenidas. Os munícipes também precisam colaborar e evitar o descarte irregular destes materiais em vias públicas.

O balanço dos serviços disponibilizados nos dois primeiros bairros foi divulgado nesta terça-feira (2). Os serviços disponibilizados pelo Cidade Total estão agora sendo realizados no Bairro Vila Sônia. As ações transcorrerão, inicialmente, pelos próximos dez dias.
Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.

“As secretarias estão integradas e comprometidas em cumprir tudo que foi detectado. É um trabalho educativo, de conscientização e de soluções de muitos problemas. A população precisa colaborar também não descartando entulho e lixos em locais irregulares e zelando pelo patrimônio público”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Sítio do Campo e Glória – A Prefeitura avaliou como positivo o balanço dos trabalhos do Cidade Total no Sítio do Campo e no Glória. Pelas ruas, moradores dessas localidades elogiaram a iniciativa. 

Além da grande demanda de retirada de entulho, lixo e atuação do Rapa Treco, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), por ser uma pasta voltada aos trabalhos de manutenção da Cidade, efetuou outras ações de destaque nos dois bairros. Juntos, Sítio do Campo e Glória, limparam e desentupiram 1.132 bocas de lobo e trocaram 273 tampas de bueiros.

Outro dado relevante ficou por conta do número de buracos tapados nas vias dos dois bairros, 335 no total. Ainda foram plantadas 297 árvores e ocorreram também 187 podas. Varrição, roçagem, pintura de guias, limpeza de canais, nivelamento de sextavados, guias e sarjetas, além da construção, limpeza e reforma de caixa de inspeção também fizeram parte dos serviços da Sesurb.

A equipe da Secretaria de Trânsito (Setran) praia-grandense retirou dos dois bairros 70 veículos que estavam abandonados e eram sinônimo de transtorno para os munícipes. Deste total, 6 carros foram encaminhados ao pátio municipal e outros 60 veículos tiveram destinação correta por parte do proprietário após notificação dos agentes.

As melhorias relacionadas a sinalização viária também chamaram a atenção dos moradores do Sítio do Campo e Glória. Foram implantadas 17 novas placas, além de outras 40 substituídas e mais 195 limpezas e manutenções. A revitalização de faixas de pedestres totalizou 101 ações.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) realizou 177 abordagens nas residências, com o objetivo de orientar e divulgar serviços. A pasta efetuou ainda outras 42 abordagens voltadas a população em situação de rua.

Já as pastas de Saúde Pública (Sesap) e de Meio Ambiente (Sema) foram responsáveis por iniciativas relacionadas a conscientização da população para temas importantes. Foram entregues aos munícipes 2.653 folhetos educativos com orientações sobre boas práticas ambientais, serviços disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura, como as unidades dos Ecopontos e as coletas domiciliar e seletiva, e as ações voltadas a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Sesap ainda foi a responsável por 12 atendimentos com a equipe do Consultório na Rua e ainda 161 visitações em residências dos bairros das equipes de endemias e combate contra dengue da Divisão de Saúde Animal e Proteção Ambiental. 

A Secretaria de Urbanismo notificou 63 proprietários de terrenos, calçadas e muros que estão em situação irregular para que tomem as devidas providências. Também foram vistoriadas 67 obras que estão em andamento e ocorreu o trabalho específico no comércio, com 359 estabelecimentos orientados.

“Ao mesmo tempo que a população reivindica da Prefeitura a limpeza e o serviço, e não tiramos a responsabilidade da Administração Municipal que tem esse papel, ela por outro lado não faz a sua parte e descarta o lixo e entulho de forma inadequada em uma rua, calçada ou esquina. Isso tira da Prefeitura a condição de atender um outro serviço. As coisas não caminham. Cada um tem que fazer a sua parte. A Cidade conta com a coleta que passa em todos os bairros, além dos Ecopontos”, analisou a vice-prefeita de Praia Grande, Maura Ligia Costa Russo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *