Praia Grande

Praia Grande busca parceria com Sabesp e DAEE para solução em canais

Reunião realizada nesta terça-feira (16) debateu ações

Praia Grande tem colocado em prática ao longo dos últimos anos obras e ações do Plano de Macrodrenagem municipal. Destaque para construções, urbanizações e manutenções desenvolvidas nos canais da Cidade. Com o objetivo de dar sequência a estes trabalhos e também resolver possíveis problemas relacionados a alagamentos, a Prefeitura está acertando uma parceria com a Sabesp e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado). Os bairros Sítio do Campo, Vila Sônia e Princesa serão beneficiados.

Reunião realizada no Paço Municipal, na manhã desta terça-feira (16), debateu as ações relacionadas a esta parceria. Participaram do encontro o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman, o gerente da Engenharia do DAEE, Sílvio Luiz Giudice, além de representantes das secretarias municipais de Obras Públicas (Seop), Serviços Urbanos (Sesurb) e de Meio Ambiente (Sema).

Durante a reunião, o prefeito de Praia Grande solicitou aos órgãos a realização de ações específicas em equipamentos localizados em três áreas da Cidade. São elas: bairros Vila Sônia, Princesa e no Sítio do Campo.

“Temos ansiedade de resolver estes problemas e beneficiar a população. Esta parceria entre a Prefeitura, Sabesp e o DAEE é para o enfrentamento de questões relacionadas a macrodrenagem. São áreas que o DAEE, através da sua expertise e tecnologia, consegue acelerar os processos. A proposta da Cidade é que a Sabesp repasse os recursos das obras, que seriam executadas pelo próprio DAEE”, afirmou Mourão. 

Serviços – Um dos serviços solicitados pela Prefeitura é no entroncamento dos canais DER com o Vila Sônia, no Bairro Vila Sônia. De acordo com o prefeito praia-grandense, é necessário adentrar em área de mangue para efetuar o desassoreamento dos equipamentos, aumentando, desta forma, a fluidez do volume de água. 

Outros serviços debatidos foram o desassoreamento, alargamento e retificação de dois canais que se encontram no fundo do Princesa melhorando o fluxo da água que encontra o rio, além da construção de um outro canal paralelo. As ações trarão resolução a problemas de alagamentos no Bairro. Para esta região ainda está no planejamento a Sabesp efetuar a rede de esgoto.

Já no Sítio do Campo a ideia é refazer duas comportas e seguir com as obras no Canal dos Japoneses. A Prefeitura de Praia Grande acredita que com as ações o impacto pela influência das marés seja minimizado nesta região da Cidade.

“O DAEE pode colaborar para que consigamos as licenças ambientais, além da tecnologia nos serviços. Tão logo essas obras sejam executadas, os problemas de alagamentos e as influências das marés nessas três regiões serão resolvidos”, comentou Mourão.

O superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman, confirmou que a próxima etapa dos trabalhos será um levantamento do DAEE dos custos dessas intervenções propostas pela Prefeitura. “Após a análise deste levantamento e outras etapas legais, as obras terão início, o que deve ocorrer nos próximos meses”. 

O gerente da Engenharia do DAEE, Sílvio Luiz Giudice, explicou ainda que o setor definirá também os métodos executivos com relação ao licenciamento desses serviços. “No início de maio os trabalhos de vistoria e análise das ações em campo já terão início”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *