Praia Grande

PG adquire novos caminhões para a coleta seletiva e quer triplicar ações

Veículos passarão nos mesmos dias em que a coleta de lixo domiciliar é realizada

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, Praia Grande está ampliando a coleta seletiva realizada na Cidade com a aquisição de seis novos caminhões destinados exclusivamente para o serviço. Com a melhoria, a recolha dos materiais recicláveis passa a acontecer meia hora antes da coleta de lixo domiciliar, passando de uma para três vezes por semana o atendimento em cada bairro da Cidade. A intenção da Prefeitura é que, com isso, a quantidade de lixo reciclável recolhida seja triplicada (de janeiro a dezembro de 2018, Praia Grande recolheu mais de 103 mil toneladas de itens).

O lançamento oficial da ação aconteceu durante evento na manhã desta segunda-feira (20), no Bairro Guilhermina, que contou com a presença do prefeito de Praia Grande Alberto Mourão. Os novos veículos, seguindo cronograma ampliado, já começam a atuar na Cidade na noite desta segunda, nos Bairros Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado kartódromo) e Tupi.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, Praia Grande é referência na questão da reciclagem na Baixada Santista. “Mas a intenção é ampliar isso. Temos qualidade técnica para sermos referência no Estado e até no País. E contamos com toda a população para isso”.

O prefeito Alberto Mourão explicou que as pessoas precisam ter consciência ecológica e colaborar. “Além de ser uma ação em benefício do meio ambiente, ainda auxilia mais de 120 famílias que trabalham nas entidades responsáveis pelo reaproveitamento destes materiais em Praia Grande. Todo mundo pode e deve ajudar separando seus itens recicláveis diariamente”.

As entidades responsáveis pela separação e encaminhamento para o reaproveitamento dos itens recolhidos na Cidade através da Coleta Seletiva e das 15 unidades Ecopontos são a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) e a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida).

Os recicladores, antes catadores de lixo que atuavam irregularmente na Área de Transbordo de Praia Grande, atuam hoje em espaços amplos, dignos e bem planejados, construídos pela Administração Municipal, passam por capacitações e orientações, além de contar com equipamentos modernos, para a separação, embalagem e armazenamento, assim como também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios, tudo também fornecido pela Prefeitura, para desenvolverem o seu trabalho de forma eficiente e digna.

Também presente no evento de lançamento da ampliação da coleta seletiva, a presidente da Acamar, Angélica Cristina da Silva, destacou que hoje todos os recicladores têm um trabalho muito mais digno. “Além de termos um espaço adequado, onde não trabalhamos mais na chuva ou sob sol forte, ainda não temos mais contato com o lixo orgânico, somente reciclável. E temos muito orgulho de saber que nosso trabalho faz tão bem para a sociedade e para o meio ambiente”.

Tipos de coleta – Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande. Já no serviço domiciliar, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Ecopontos – Criado para evitar o descarte de materiais inservíveis e itens recicláveis em locais irregulares, o primeiro ecoponto foi inaugurado em 2012, no Bairro Aviação. Atualmente, Praia Grande conta com 15 unidades, que funcionam de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Os equipamentos ficam nos seguintes bairros: Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Real, Caiçara, Maracanã, Boqueirão, Solemar, Ribeirópolis, Ocian, Canto do Forte, Anhanguera, Vila Sônia e Melvi.

Cronograma – A partir do dia 17, a coleta seletiva passará meia hora antes da coleta domiciliar. Confira novo cronograma completo:

* Terça, quinta e sábado (dia)
Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.

* Segunda, quarta e sexta (noite)
Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.

* Terça, quinta e domingo (noite)
Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.

* Segunda, quarta e sexta (dia)
Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *