Praia Grande

Praia Grande moderniza a frota de transporte municipal

40 novos ônibus são incorporados à frota de transporte coletivo

Praia Grande investe constantemente no transporte público a fim de garantir a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida da população. Na manhã desta sexta-feira (28), a frota de transporte coletivo passou a contar com 40 novos ônibus para o transporte municipal, em substituição aos veículos antigos. Com os novos veículos, a idade média de uso da frota municipal é de 1 ano e 8 meses, uma das mais novas do Estado e do País.

A concessionária responsável pelo transporte coletivo de Praia Grande é a Viação Piracicabana. A frota municipal conta com 90 ônibus, desses, 83 estão nas ruas diariamente, atendendo passageiros das 14 linhas municipais que circulam em todos os bairros da Cidade. Os demais, são usados como reserva técnica, em caso de necessidade.

O prefeito Alberto Mourão destacou o investimento no transporte público municipal. “Com esta entrega, toda a frota da Cidade vai contar com ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade completa. É importante lembrar ainda que a nossa Cidade possui uma frota extremamente nova, moderna e com equipamentos de última geração, desde as catracas dos ônibus, até os equipamentos eletrônicos de acesso de passageiros”, mencionou, completando que investir em mobilidade é sempre prioridade em Praia Grande.

De acordo com o subsecretário de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, a entrega faz parte do contrato de concessão com a empresa. “Os novos ônibus devem começar a circular em 15 dias, após algumas adaptações estruturais, como verificação de bancos, aplicação de adesivos de gratuidade, etc. Pequenos detalhes, mas que são necessários”, afirmou.

Os novos veículos possuem capacidade para 36 pessoas sentadas. Todos contam com tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera, ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade completa (elevador para cadeirantes na porta traseira, espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR 15570).

Para o diretor da Viação Piracicabana, Alceu Cremonesi Junior, a empresa mantém a tradição de qualidade na prestação de serviço. “Essa renovação da frota é mais uma prova do nosso comprometimento na qualidade da prestação do serviço. A tecnologia é dinâmica e evolui muito a cada dia, então procuramos acompanhar isso para que Praia Grande tenha uma frota moderna. Nosso compromisso é seguir essa dinâmica da tecnologia não só na frota como nos equipamentos embarcados”.

Linhas – Praia Grande possui dois terminais rodoviários, o Tatico, no Bairro Mirim, e o Tude Bastos, no Sítio do Campo. As 14 linhas de transporte municipal da Cidade são: 11PR (Praia/Solemar), 12CO (Caieiras/Cidade Ocian), 13TR (Trabalhadores), 15SO (Solemar), 17SA (Samambaia), 22ME (Melvi), 30JT (Jardim Trevo), 33MA (Marginais), 94BF (Boqueirão/Forte), 95CF (Canto do Forte), 96CF (Canto do Forte), 97SH (Shopping), 98JP (Japuí) e CBS (Sentido Tude Bastos).

Novos secretários – Durante o evento de entrega dos 40 ônibus, o prefeito Alberto Mourão anunciou os novos secretários de Transportes e de Assuntos de Segurança Pública. A partir de amanhã, José Américo Franco Peixoto assume a Secretaria de Transportes, no lugar de Raquel Auxiliadora Chini, que deixou a pasta em meados de maio para tomar posse como diretora executiva da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). De maio até hoje, o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado estava à frente das duas pastas.

Peixoto é coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo e possui 41 anos de serviços na área da segurança, sendo 10 anos e 6 meses na função de Secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande.

Na pasta Assuntos de Segurança Pública, assume como o novo secretário, Maurício Vieira Izumi. O tenente-coronel possui mais de 32 anos trabalhando na Polícia Militar e era o responsável pela Subsecretaria de Assuntos Operacionais, incluída recentemente na estrutura organizacional da Prefeitura de Praia Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *