Praia Grande

Centro POP no Bairro Quietude atende moradores em situação de rua

Equipamento fica ao lado do Cras, Abrigo Solidário e Pronto-socorro

Praia Grande está reforçando sua estrutura de atendimento na área da Assistência Social. Já está em operação a nova unidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O prédio, localizado no Bairro Quietude, fica próximo de outros equipamentos do Município, na Avenida Ministro Marcos Freire. Apesar de atender moradores em situação de rua, o Centro POP não é um abrigo.

O Centro POP disponibiliza acesso a atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. Na unidade também são oferecidos serviços de higiene pessoal, alimentação e as orientações para ter acesso a documentação básica.

“O Centro Pop não funciona como ponto de apoio para quem mora ou sobrevive nas ruas. Praia Grande tem desenvolvido ações importantes para enfrentar essa questão, sempre com o objetivo de atender com dignidade e reinserir essas pessoas na sociedade”, comentou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, em visita a unidade.

A estrutura do novo Centro POP impressiona. A unidade tem ao todo 185,62 m2 de área construída, divididos em recepção, 2 salas de múltiplo uso, 3 salas de atendimento individualizado, copa e sanitários masculino e feminino, adaptados para as pessoas com deficiência.

Serviços – Três unidades sociais se concentram no atendimento à moradores em situação de vulnerabilidade social em um mesmo local: o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Quietude, Abrigo Solidário Eliane Malzoni e o Centro POP. Os equipamentos ficam na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, próximo ao PS Quietude.

A expectativa da secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, é de que a aproximação desses serviços traga benefícios. “A oferta de serviços de reinserção à sociedade próximos uns dos outros deve fazer com que consigamos complementar os atendimentos, já que um serviço fortalece o outro”.

Em 2019, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos no serviço. Atualmente, o Centro POP desenvolve média 50 atendimentos por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *