Praia Grande

Operação Verão começa segunda-feira (21) com reforço de 500 policiais militares

Nas praias, o apoio será dado por guarda-vidas temporários

Praia Grande vai receber um importante reforço na segurança a partir de segunda-feira (21), quando cerca de 500 policiais militares chegam a Cidade para integrar a Operação Verão 2020/2021. Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 105 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

O número é 25% maior do que na operação realizada no último verão, quando cerca de 400 policiais militares e rodoviários integraram a ação.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, a expectativa é que a Cidade receba também grupamentos especializados, como o Choque e Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). “Estamos planejando ações integradas entre o efetivo fixo da Cidade, os policiais da Operação Verão, nossa Guarda Civil Municipal (GCM) e outras secretarias, como Trânsito e Urbanismo, realizando forças-tarefas e outras operações. Trata-se de uma grande logística com o objetivo de garantir uma temporada tranquila e de paz”.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo de 402 integrantes, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), Trânsito.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 2.700 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones.

Guarda-vidas – As praias também ganharão uma atenção especial graças à contratação de 105 guarda-vidas temporários, sendo 25 deles aprovados em processo seletivo realizado pela Prefeitura, e 80 contratados pelo Estado, que somados ao efetivo fixo de cerca de 60 profissionais estarão atentos aos banhistas.

O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo de Praia Grande, Eduardo Noguchi, explicou ainda que uma aeronave do Águia ficará exclusivamente à disposição do grupamento para as ações de prevenção e eventuais salvamentos. “Além disso, graças a uma parceria com a Prefeitura, temos uma câmera com zoom direcionada à praia e um de nossos guarda-vidas fica a postos para monitorar as águas. É um recurso que tem nos ajudado muito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *