Praia Grande

Cras Nova Mirim dá acesso a benefícios sociais

Unidade recém-inaugurada atende munícipes dos Bairros Mirim, Nova Mirim, Anhanguera e Santa Marina

Os moradores dos bairros Mirim, Nova Mirim, Anhanguera e Santa Marina que utilizam os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) já podem ser atendidos no novo Cras Nova Mirim. A unidade, recém-inaugurada, já está com o cadastro de todos os moradores desses bairros e ainda poderá receber registros de novos munícipes. O Cras Nova Mirim está localizado na Avenida Paulo Lucania, esquina com a Avenida da Integração (antiga Rua 18 do Canal).

Antes, os moradores desses quatro bairros eram atendidos no Cras Quietude e com a abertura da nova unidade, o serviço passa a funcionar mais próximo dessa população. No Cras, o atendimento é realizado por assistentes sociais, psicólogos, e tem como objetivo o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidades sociais.

De acordo com a coordenadora do Cras Nova Mirim, Karina de Cássia Leite Gama, a demanda de atendimento na unidade ainda está baixa, porém muitas pessoas novas estão chegando e conhecendo o serviço. “Aos poucos, as pessoas estão descobrindo o Cras, é normal. Todo mundo que chega aqui elogia as instalações e a atenção que recebe. Este atendimento humanizado aproxima o munícipe de diversos serviços públicos e permite mais esclarecimentos”.

O Cras Nova Mirim marca uma importante etapa do atendimento social da Cidade. Com o crescimento populacional dos últimos anos, aumentou também a demanda de atendimentos no serviço assistencial.

A dona de casa Eliane Santos de Jesus, de 32 anos, é vizinha da unidade e pela primeira vez teve acesso ao serviço. “Acompanho aqui desde a construção e estava ansiosa pela abertura. Vou me cadastrar para dar entrada no Bolsa Família. Tenho três filhos e no momento não tenho trabalho fixo”.

Serviço – Vulnerabilidade social é o termo usado para classificar quem está em condição de fragilidade material ou moral por razão de situação econômica ou social, momentânea ou duradoura.

É o Cras que coordena a rede local de serviços socioassistenciais, sendo a “porta de entrada” dos usuários para a rede de proteção social. Qualquer pessoa pode procurar o Cras para conhecer seus direitos e benefícios de inclusão em programas sociais. Além do Bolsa Família, as equipes do Cras também dão acesso a outros programas como o Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite.

Confira os endereços das unidades do Cras de Praia Grande e os telefones de contato. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, nos dias úteis (de segunda a sexta-feira, exceto feriados).

Cras Quietude:
Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.650. Telefone: (13) 3472-8246.

Cras Vila Sônia:
Rua João Andrade de Jesus, s/nº. Telefone: (13) 3596-6668.

Cras Canto do Forte:
Rua Xixová, nº 1.130. Telefone: (13) 3496-5068.

Cras Melvi:
Rua Marcelino de Oliveira, nº 44. Telefone: (13) 3477-4983.

Cras Esmeralda:
Rua Ana Pereira de França, nº 295. Telefone: (13) 3496-5019.

Cras Nova Mirim:
Avenida Paulo Lucânica, esquina com a Avenida da Integração (Antiga 18 do Canal). Telefone (13) 3496-5168.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *