Empresas e Negócios

De ajudante de obra para o empreendedorismo: Rodrigo Pacheco cria a maior Construtora do Litoral Sul de São Paulo

Conheça a trajetória do empresário Rodrigo Pacheco que passou a investir no mercado imobiliário e no esporte

Ele já vendeu garrafa em ferro velho, foi ajudante de pedreiro, descarregou caminhão na obra e até se arriscou em campeonatos amadores e profissionais de surfe. O perfil multifacetado é de Rodrigo Pacheco, CEO da premiada construtora de imóveis de alto padrão do litoral sul de São Paulo, Nossolar. O empresário começou sua trajetória ainda muito jovem. Filho de migrantes nordestinos teve infância humilde, marcada por muita resiliência e determinação da família em agarrar todas as oportunidades para vencer na vida.

Seu pai e grande referência, Sr. Francisco, foi um cearense com empreendedorismo na veia! Começou fotografando turistas na Praia Grande e com o crescimento dos negócios passou a contratar fotógrafos para fazer a função que antes desempenhava sozinho. Das economias conseguiu dar seu próximo passo, um quiosque na praia que serviu de porta de entrada para investir no mercado da construção. Graças à sua seriedade e simpatia, Francisco sempre foi muito querido por todos, até que se tornou candidato a vereador na década de 1990, sendo eleito duas vezes, inclusive o mais votado em uma das eleições. A reação a um assalto, na cidade de Santos, acabou tirando-lhe a vida e interrompendo muitos planos.

Tudo que o empresário viveu em sua infância e adolescência é bem diferente da atual realidade e o caminho não foi fácil. Rodrigo Pacheco sempre foi apaixonado pelo Surf e era tão bom no esporte que chegou a disputar alguns campeonatos. Depois de uma conversa com seu pai, o empresário decidiu deixar o trabalho nas ondas para seguir os caminhos na empresa de construção do seu maior apoiador, Sr. Francisco. Sem nenhuma moleza, mesmo sendo o filho do dono, ele foi ajudante, fazia massa, descarregava caminhão, foi chefe dos ajudantes, pedreiro, até que perdeu o pai para a violência urbana em Santos.

Segundo Rodrigo todo o trabalho que seu pai o submeteu foram de suma importância para que a construtora alcançasse a credibilidade que tem hoje. “Eu achei que iria trabalhar no escritório, mas comecei na obra como ajudante e descarreguei muito caminhão na vida. Meu pai disse que eu tinha que saber tudo que acontece na obra, desde as fundações até a entrega das chaves e que só assim seria um bom profissional. Diz.

Dos dias de muita mão na massa Rodrigo Pacheco teve que administrar o negócio ao lado da mãe e do tio, que era sócio do pai na empresa. Em 2004 decidiu fundar a Nossolar e nunca mais parou! Chegou a realizar obras mais simples e independentes, mas Pacheco sempre pensou e sonhou grande, da mesma forma que o seu pai e grande herói. Assim começou a focar em um público mais exigente e a investir em empreendimentos de alto padrão.

A lição de Sr. Francisco deu tão certo que recentemente a Nossolar conquistou uma série de certificações, inclusive uma delas internacional, a mais alta que uma empresa de construção civil pode atingir, comprovando a credibilidade da empresa no mercado. “Somos a única construtora de alto padrão no litoral paulista com excelência e nota máxima. Recebemos certificações como PBQP-H, INMETRO, ISO 9001, IAF internacional. Garantia que nossos clientes podem confiar, já que utilizamos produtos de ponta em nossas construções”. Comenta.

Pacheco deu muito certo como empresário e quando estava prestes a comprar o próprio helicóptero despertou que nem todo luxo do mundo traria a felicidade de ajudar jovens da comunidade a realizar seus sonhos no esporte. “Decidi que precisava me dedicar a algo que amava e que pudesse fazer a diferença no mundo. Foi aí que surgiu o projeto da Nossolar de patrocinar atletas do surfe”. Afirma o empresário que depois da iniciativa se sentiu mais completo e feliz por servir, de alguma forma, a sociedade.

Existem pesquisas que mostram que programas de apoio ao esporte reduzem a criminalidade em 30% e o foco de Rodrigo não é o investimento apenas em atletas que ganham, mas sim os que inspiram a comunidade e se tornam os ídolos das crianças. Ele acredita que o esporte transforma vidas e muitos jovens podem ser salvos por meio do surfe.  “Acredito que a educação e o esporte podem ajudar a diminuir estatísticas, que meu pai acabou sendo vítima, que é a violência. Assim ajudo atletas e ainda fico perto de algo amo: o surfe”. Conclui Rodrigo Pacheco que já apoia o surf e tem projeções e pretende investir em outras modalidades até 2025.

Sobre a Nossolar:

NOSSOLAR INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS LTDA. está localizada no mais completo centro empresarial de Praia Grande, contando inclusive com heliporto, proporcionando conforto e infraestrutura que só as grandes empresas podem dar. A filosofia principal da nossa empresa é CRESCER COM QUALIDADE, tratar cada projeto como se fosse único, e juntamente com toda a equipe, transformar os seus sonhos em nosso maior desafio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *