Praia Grande

Monitoramento por drone acaba com invasão de área de preservação ambiental em Praia Grande

Grupamento da Guarda Ambiental da Cidade foi o responsável pela ação

O monitoramento por drone desenvolvido pela equipe da Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, foi fundamental no trabalho que resultou na contenção de uma invasão no Bairro Antártica e, desta forma, na manutenção da preservação de área de proteção ambiental. A ocorrência se deu na quinta-feira (21).

Após utilizar a tecnologia como importante aliada e o mapeamento do local através do drone, integrantes da Guarda Ambiental fizeram uma incursão na área de vegetação. No local, efetuaram o flagrante após constatarem o desmatamento de 125 metros quadrados de vegetação.

Um homem que estava no local foi conduzido para a Delegacia Sede, no Bairro Tupi, e responderá em liberdade após ter sido enquadrado no artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais. Com ele foram apreendidas ainda ferramentas como cavadeira, enxada e rastelo, além de um pino contendo substância entorpecente.

“Os drones cumprem este papel de auxiliar nas ações da Guarda Ambiental. As aeronaves são autorizadas pela ANAC e operarem em prol da fiscalização ambiental. Os pilotos são capacitados pela Inspetoria do SEPAM (Setor de Proteção Ambiental da GCM)”, explicou o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Rogério Marques, que coordenou os trabalhos ao lado do também inspetor, Edimar Antonio de Oliveira.

Dados – De acordo com um levantamento feito pela Ambiental, considerando o período de outubro de 2019 até outubro de 2020, 103 construções irregulares em áreas de preservação ambiental foram demolidas e 3.424 metros cúbicos de resíduos da construção civil foram removidos em áreas de preservação permanente.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *