Praia Grande

Praia Grande intensifica ações para atendimento de moradores em situação de rua

Equipes de Assistência Social e Saúde percorrem vias e oferecem ajuda

Com o objetivo de oferecer auxílio aos moradores em situação de rua, o serviço de abordagem social da Prefeitura de Praia Grande intensificou as ações nos últimos dias. Os agentes conversam com as pessoas e orientam sobre os serviços do Município. O trabalho é difícil e delicado e rende bons frutos, porém, muitos não querem ser atendidos e o motivo é a liberdade que a rua oferece.

Diariamente uma equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas) percorre a cidade realizando essas ações. Abrigos, retorno a famílias e acesso aos benefícios sociais são alguns dos serviços oferecidos. Durante esta semana, a ações noturnas serão concentradas no Bairro Boqueirão, uma das regiões mais procuradas por turistas e moradores em situação de rua, durante o verão. A grande quantidade de comércios atrai muitas pessoas, cenário ideal para mendicância.

A van do Consultório na Rua, serviço da Secretaria de Saúde Pública, estaciona próximo aos agentes. De calçada em calçada, os funcionários do Município abordam as pessoas, entregam máscaras, realizam atendimentos básicos de saúde e tentam “conquistar” o público alvo para que aceitem ser atendidos no abrigo.

“É um bom trabalho. A questão do abrigo é boa também, mas tem regras. Você não tem total liberdade. A graça de viver na rua é justamente essa, liberdade!”. Este é o depoimento de um dos moradores abordados no cruzamento das avenidas Brasil e Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. O homem tem 57 anos e deixou para trás a família, que mora em Praia Grande, alguns bairros de distância.

Desta vez ele aceitou ajuda. Foi atendido na van e encaminhado para o Abrigo Solidário, onde tomou banho, jantou e passou a noite.

Mais próximo à praia, na Rua Dourados, um grupo divide espaço entre carros estacionados e clientes dos comércios. Um pequeno cachorro serve de mascote para o grupo. Preso em uma coleira e amarrado a uma placa de trânsito, tem água e pão a seu alcance. Pessoas que passam pelo local fazem carinho no bichinho, mas isto não é bem visto pelo grupo. “Ei, o que você está fazendo? Sai daí! Ele não está abandonado, tem dono”, esbraveja um dos homens ao ver que alguém se aproximou do animal. Neste grupo o resultado do trabalho de abordagem social não foi muito positivo. Ninguém quis seguir para o abrigo. Um deles ainda pediu dinheiro para ir embora para a Cidade de São Bernardo do Campo.

“A temporada de verão é um período em que recebemos muita gente de fora. As pessoas vêm de outra cidade tentando ganhar dinheiro aqui e se dar bem aqui”, explica o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza.

“Vamos continuar com essas ações. Especialmente nos centros comerciais da Cidade. Temos os serviços, damos oportunidade, o trabalho de convencimento é difícil, mas vamos fazer o que pudermos para que estas pessoas saiam destas condições”, explica, Souza.

Comércio – Alguns empresários da região relatam impotência diante da situação. Observam os serviços dos agentes, sabem que há boa intenção da administração, mas entendem que a legislação não ajuda. “Não acho que seja um problema só de Praia Grande, tem no Brasil todo. Nós não podemos obrigar ninguém a nada. Temos consciência do trabalho da Prefeitura, mas eles não aceitam. Na rua eles recebem o que precisam, as pessoas doam comida, dinheiro para comprar drogas. Isso faz com que eles gostem de ficar ali”, relata a comerciante, Renata Biondo.

Como ajudar – O ideal é orientar as pessoas em situação de rua para procurarem o centro POP. O endereço é Rua Ministro Marcos Freire, nº 6,656, ao lado do PS Quietude. O telefone de contato é 3496-5054. O local funciona nos dias úteis, das 8 às 17h, no entanto a entrada dos atendidos é feita das 9 às 12h.

Praia Grande conta com um abrigo noturno no Bairro Quietude, outro abrigo no Bairro Vila Sônia e ainda o Centro POP, também no Bairro Quietude, que atende as pessoas em situação do de rua e encaminha para os serviços de assistência social e saúde do Município.
Ampliação – No dia 1º de janeiro de 2021, a prefeita Raquel Chini assinou uma ordem de serviço para estudos e implantação de mais dois abrigos na Cidade. Um no Bairro Boqueirão, outro no Bairro Ocian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *