Praia Grande

Praia Grande recebe 3 mil doses da vacina de Oxford

Município segue vacinando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente

Praia Grande recebeu, nesta terça-feira (26), novas doses de vacina contra a covid-19. São 3.120 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, obtidas por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Esse novo lote vai dar prosseguimento à vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao combate à covid-19. No dia 20 de janeiro, a cidade já havia recebido 4.200 da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil, pelo Instituto Butantan.

“Nesse momento, aqueles que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, como por exemplo pronto-atendimento, urgência e emergência, Unidades de Saúde da Família (Usafas) e UTIs, são os que estão recebendo a vacina. Assim que novas doses chegarem, todos os profissionais da saúde serão vacinados e na sequência os outros grupos prioritários”, explica a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

De acordo com o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, os profissionais da linha de frente da rede pública e privada estão sendo vacinados dentro de suas próprias unidades de trabalho. “Já foram vacinados aproximadamente 1.300 profissionais e a vacinação continua ao longo da semana”, explica.
Os demais colaboradores da área da saúde que não compõem a linha de frente também serão vacinados conforme forem chegando mais doses, e por isso, devem aguardar orientação da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

A população indígena do Município já recebeu a primeira dose da vacina, através da equipe da Vigilância Epidemiológica que aplicou nos índios maiores de 18 anos da Aldeia Tekoá Mirim, nessa segunda-feira (25). Foram vacinados 20 indígenas.

Polos de vacinação – Os polos de vacinação estão sendo montados para a segunda etapa da Campanha que tem previsão de início no dia 8 de fevereiro, com o primeiro grupo de idosos que são as pessoas acima de 75 anos, conforme o cronograma estabelecido e a chegada de mais doses.
A Sesap esclarece que o cronograma estabelecido é apenas uma previsão e que pode ser alterado de acordo com o envio das doses e das diretrizes do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo, sendo:

Primeira Fase:

20/01- Início da vacinação para os povos indígenas e profissionais da saúde
08/02 – Início da vacinação para pessoas acima de 75 anos
15/02- Início da vacinação para pessoas acima de 70 anos
22/02- Início da vacinação para pessoas acima de 65 anos
01/03- Início da vacinação para pessoas acima de 60 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *