Praia Grande

Praia Grande oficializa pedido do VLT junto à Agem

Projeto conceito prevê uma ligação entre o Terminal Tude Bastos e São Vicente

Um novo e importante passo foi tomado a caminho de um futuro trajeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Praia Grande. Foi protocolado na última sexta-feira (19) junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente. A intenção da Administração Municipal é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista.

A proposta foi entregue pelo secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, que reforça a necessidade do novo sistema, também defendida pela Administração anterior, pelo ex-prefeito Alberto Mourão, e pela atual, da prefeita Raquel Chini.

O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos. O VLT é um sistema de transporte sobre trilhos que opera em uma plataforma separada do resto do tráfego.

De acordo com o secretário municipal, Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a Cidade e também para todo Litoral Sul. “Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”.

EMTU – O tema também foi abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A chefe do executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande.

A prefeita Raquel Chini destacou que esse contato com a EMTU é muito importante para a Cidade. “Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso Município, mas para todo Litoral Sul”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *