Praia Grande

Praia Grande solicita à CAIXA retomada de obras de conjuntos habitacionais

Com a ação, Secretaria de Habitação busca agilizar a conclusão das unidades

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande solicitou junto a Caixa Econômica Federal medidas eficazes para a retomada das obras de 134 unidades habitacionais que estão paralisadas. O Município segue buscando junto à instituição financeira, responsável pela contratação da construtora para realização dos serviços, que agilize a conclusão desses conjuntos habitacionais.

As obras das unidades habitacionais estão em fase adiantada. Mesmo assim, as construções foram abandonadas pela empresa Rocris, que era até então a responsável pelos trabalhos. Estão nessa situação seis conjuntos habitacionais na Cidade. São eles: Sítio do Campo IA, IB e IC, além do Sítio do Campo II, Antártica e Santa Marina.

O secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, vem realizando vistorias nas obras paralisadas. Acompanhado de uma equipe técnica da pasta, o titular da Sehab constata in loco o atual estágio das construções e analisa as reais possibilidades de retomada dos trabalhos.

O dirigente praia-grandense ainda aproveitou essas vistorias para conversar com munícipes que moram próximos dessas edificações e explicar o real motivo das paralisações. O secretário destaca ainda junto à população que a Administração Municipal tem adotado todas as medidas necessárias para o reinício dos trabalhos. “Praia Grande está fazendo a sua parte e cobrando agilidade da Caixa nessa questão. Recebemos uma devolutiva do banco que mostra que as medidas estão sendo tomadas mediante a legislação vigente. Reuniões estão ocorrendo constantemente sobre o tema. Mesmo assim, seguimos trabalhando de forma intensa debruçados nesta questão. A Sehab quer que essas obras sejam finalizadas o mais rápido possível para que possamos finalizar os trâmites. Só assim as pessoas poderão realizar o sonho da casa própria ao entrarem nessas unidades”, comentou o secretário.

No início deste mês de fevereiro, a Caixa Econômica Federal respondeu por email os questionamentos da Sehab. Entre as informações, a instituição financeira explicou que já foram efetuados os processos de chamamento para escolha de nova empresa, além da análise da viabilidade técnica e proposta e que está em andamento o estudo financeiro e jurídico da selecionada.

Ainda segundo o banco, a estimativa para finalização das análises, considerando a necessidade de complementação de documentos por parte da empresa, é de 60 dias. Ao final desta etapa, ocorrerá a contratação da operação e a retomada dos trabalhos nos conjuntos. A resposta foi encaminhada pelo superintendente Executivo de Habitação do Litoral Paulista da Caixa, Wagner Pereira e pela gerente filial de Habitação, Luciana dos Anjos Versiani.

Investimentos – Mais de 600 unidades habitacionais estão em construção atualmente em Praia Grande. Em alguns dos novos conjuntos os serviços já entraram na reta final dos trabalhos.

Praia Grande é uma das cidades que mais tem investido na área de Habitação em todo o Estado de São Paulo. O Município já entregou 19 empreendimentos, com cerca de 1.500 unidades habitacionais disponibilizadas. As ações ocorrem através de parceria com o Governo Federal no Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Infraestrutura – Uma medida de destaque desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande e que complementa a construção dos conjuntos habitacionais é que as áreas onde são erguidas as unidades recebem total infraestrutura, com ênfase em pavimentação, sistema de esgoto e drenagem, segurança, além de equipamentos nas áreas de Saúde e Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *