Praia Grande

Descarte irregular de lixo pela população prejudica a manutenção da limpeza de Praia Grande

Ponto crônico estava novamente sujo em menos de uma semana da última limpeza

A conservação da limpeza de Praia Grande é papel de todos. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza o trabalho de manutenção ao longo da Cidade diariamente, mas, quando as equipes retornam ao local, muitas vezes voltam a verificar o mesmo problema. Exemplo disso é a esquina da Avenida Júlio Prestes de Albuquerque com a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Bairro Nova Mirim. Na mais recente manutenção feita no trecho, na tarde de sexta-feira (12), as equipes recolheram cerca de 10 toneladas de lixo no local, entre entulho, resíduos domésticos e móveis velhos. Porém, na manhã desta quinta-feira (18), ou seja, menos de uma semana desde a limpeza, a Sesurb encontrou o trecho novamente sujo, com itens descartados irregularmente pela própria população.

O local é considerado um problema crônico, passando por limpeza constante pela Prefeitura. Inclusive, o local já recebeu pela Prefeitura uma caçamba de lixo durante anos, na década de 2010, porém o equipamento era constantemente alvo de vandalismo, chegando a ser, inclusive, incendiado algumas vezes.

Dentre os itens encontrados no trecho pelas equipes estão móveis e eletrodomésticos velhos (como restos de uma cama e de uma cômoda), garrafas plásticas, madeiras em geral, entre outros. Todos estes materiais, quando destinados corretamente pela população, podem ser enviados ao Ecoponto (o trecho tem como opção os Ecopontos Nova Mirim e Ribeirópolis); ou entregues aos caminhões do projeto Rapa Treco (que retira em frente da residência das pessoas itens inservíveis), que passam todas as quartas-feiras pelo bairro; ou separados para a coleta seletiva que atende o local três vezes por semana (às terças, quintas e sábados). Sem contar que o local também conta com coleta de lixo domiciliar também três vezes por semana.

A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destacou os problemas urbanos que podem ser causados por esta ação irregular da população. “Entre os principais está o aumento da proliferação de roedores e insetos, desvalorização do entorno e obstrução da rede de drenagem, uma vez que estes materiais são carregados pela chuva para o sistema de escoamento de águas pluviais”.

Além deste local no Bairro Nova Mirim, a Prefeitura realiza diariamente a limpeza de vários pontos crônicos de descarte de lixo pela população, porém menos de 24 horas depois muitos destes trechos estão sujos novamente. “Por isso, contamos com a ajuda de toda a população, que além de não jogar o lixo na rua também precisa se tornar um ‘fiscal’ da sua rua, do seu bairro. Aliando forças, temos certeza que podemos melhorar esta situação”, ressaltou.

A utilização dos serviços públicos oficiais de descarte de lixo é a melhor opção, como as coletas seletivas e de lixo domiciliar, Ecopontos e Rapa Treco. “Algumas pessoas contratam o serviço de carrinheiros, que algumas vezes podem acabar não levando os materiais para o ecoponto mais próximo, que seria o correto, mas sim descartando em terrenos e na rua, muitas vezes próximo à residência daquela pessoa que o contratou. Por isso, a melhor opção sempre é o morador utilizar os serviços oficiais”.

Denúncias – A população também pode denunciar situações como estas, principalmente com fotos de possíveis veículos que possam ser utilizados para o transporte de materiais (imagens que possam, de alguma forma, identificar os responsáveis pela irregularidade) através do formulário online disponível no site www.ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br, ou pelo app “Ouvidoria Praia Grande”, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store. As denúncias podem ser anônimas.

Quem for flagrado realizando descarte irregular de lixo em espaços públicos pode sofrer sanções de acordo com o Código de Posturas Municipais (Lei 657/89), as normativas da gestão dos resíduos da construção civil (Lei 1660/2013) e leis ambientais como a de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), dependendo da situação.

Serviços – Confira cronograma completo dos serviços de limpeza realizados em Praia Grande no site da prefeitura, clicando no banner “Carta de Serviços” (http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *