Diversão

Filmes selecionados para Santos Film Fest – edição especial online serão anunciados nesta quarta, 3 de março, 20h

Cerca de 70 produções dirigidas ou produzidas por mulheres farão parte da programação.

Nesta quarta-feira, 3 de março, 20h, serão anunciados os filmes selecionados para o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos – Edição especial online. Serão divulgadas as mais de 70 produções escolhidas pelo júri – sendo 24 da Mostra Nacional, 11 da Mostra Estrangeira, 9 da Mostra Regional, 25 da Mostra Humanidades, além das retrospectivas. A transmissão ao vivo acontecerá na página www.facebook.com/santosfilmfest e no canal www.youtube.com/santosfilmfest e será realizada pela diretora do festival, Paula Azenha, e pelas jornalistas Thais Prado e Vânia Gomes.

A homenageada será Adelia Sampaio, primeira cineasta negra do Brasil. Ela participará da abertura, dia 16, 19h30, em bate-papo nas redes sociais do festival (www.facebook.com/santosfilmfest e www.youtube.com/santosfilmfest) e no canal do Sesc Santos. Serão exibidos dois de seus filmes, o curta Denúncia Vazia e o longa Amor Maldito.

Também será lançado um ebook gratuito com sua trajetória – que também terá tiragem limitada de edições impressas para distribuição. A programação formativa do festival reunirá 20 atividades entre masterclasses, workshops, palestras e bate-papos com profissionais de destaque como Paulo Barreto (produtora), as atrizes Ondina Clais, Tuna Dwek, os cineastas Camila Kater (do curta Carne, que por pouco não chegou ao Oscar 2021), Sergio Rezende e Júlia Rezende, a professora Laura Cánepa, a atriz e cantora Paula Pretta, a diretora norte-americana Debra Zimmerman, entre outros. Outras informações em www.santosfilmfest.com

Detalhes sobre a programação de atividades formativas aqui, e currículo de todos os profissionais envolvidos aqui.

O FESTIVAL

Realizado com sucesso em 2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes cinco anos, exibiu cerca de 300 filmes, nacionais e internacionais, promoveu mais de 80 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 400 profissionais das mais diversas áreas culturais.

O Festival vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+, mulheres, e nesta edição especial, que acontece entre os dias 16 e 23 de março, dá protagonismo à presença das mulheres no mercado audiovisual.

Com o tema De Retomada à Retomada: Resistiremos!, a primeira edição online do Festival, em 2020, exibiu aproximadamente 70 filmes, através da plataforma de streaming Videocamp,  tornando-o um evento bem mais amplo, alcançando diversas cidades no Brasil e países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Holanda, Itália, Irlanda, Irlanda, Japão, Portugal, entre outros.

SANTOS E O CINEMA

A relação da cidade com o cinema nasceu em 1897, com sua primeira exibição cinematográfica, e, a partir daí, os santistas se apaixonaram pelo cinema, chegando a ser a cidade com maior número de salas por habitante do Brasil nos anos 30, a famosa “Cinelândia” – hoje tem 22 salas comerciais e 5 públicas de cinema, além de cineclubes, projeto de cinema itinerante e cursos de graduação e pós-graduação em audiovisual.

Na Baixada Santista, importantes festivais pavimentaram o caminho, como o Festival de Guarujá, nos anos 70, e o Festival de Cinema Brasileiro de São Vicente, na virada do século. O Santos Film Fest presenteou a baixada com um festival internacional apresentando longas-metragens e sua maior edição foi em 2018, com mais de 100 filmes – pela primeira vez na região um festival apresentou programação tão extensa.

Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos – edição especial online é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoios do Sesc Santos, UniSantos, Kiwii e Associação dos Artistas. A produção é do CineZen Cultural. O evento é dirigido pelos produtores André Azenha e Paula Azenha.

 www.santosfilmfest.com

www.youtube.com/santosfilmfest

www.facebook.com/santosfilmfest 

www.instagram.com/santosfilmfest

Whatsapp para dúvidas sobre as inscrições: +55 13 99614-0963.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *