Praia Grande

Secretaria de Habitação de Praia Grande intensifica ações para combater irregularidades

Meta da Sehab é aprimorar processo de entrega das unidades habitacionais na Cidade

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande intensificou a análise de documentação para combater irregularidades e aprimorar os procedimentos adotados para o desenvolvimento dos programas habitacionais da Cidade. Os trabalhos são realizados pela equipe técnica da pasta e ocorrem diariamente.

Atualmente, a Sehab possui em funcionamento dois tipos de cadastros. O primeiro, fica voltado ao funcionamento do Programa Habitacional de Interesse Social; o segundo, destinado exclusivamente aos atendimentos do setor de Regularização Fundiária.

O trabalho desenvolvido pela Sehab cruza os dados dos dois cadastros. A partir deste estudo é possível verificar, por exemplo, duplicidades de informações de pessoas cadastradas. “Encontramos casos em que beneficiários estavam cadastradas para participarem do sorteio de unidades de habitação de interesse social e também já haviam sido contemplados nas ações de regularização fundiária. Isso não pode acontecer, é uma irregularidade grave”, explicou o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes.

Este tipo de duplicidade causa transtornos e reduz a agilidade dos processos. A Sehab utiliza também como forma de análise informações das secretarias de Finanças (Sefin) e de Educação (Seduc) praia-grandense, além da Caixa Econômica Federal, operadora do programa habitacional Casa Verde e Amarela, iniciativa do Governo Federal.

Outra importante medida é a verificação dos dados referentes ao CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais. Assim, os técnicos da Sehab têm condições de descobrir se o cadastrado já foi contemplado em programas habitacionais em outras cidades do País.

“Praia Grande é uma das cidades que mais investe em habitação em todo Estado de São Paulo. Com esse trabalho vamos evitar fraldes. Será possível contemplar quem realmente precisa da unidade habitacional de interesse social. Trata-se de um trabalho de extrema importância”, disse Mendes.

Cadastro único – A Sehab já iniciou os trabalhos para implantação do cadastro único habitacional. O trabalho está sendo efetuado em parceria Planejamento (Seplan) municipal. A criação do novo e moderno sistema vai agilizar ainda mais esse cruzamento de dados do Programa Habitacional de Interesse Social e da Regularização Fundiária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *