Opinião

Terapia Holística Familiar: equilíbrio do lar na quarentena

Natália Lima, Terapeuta Holística fala sobre os benefícios da terapia holística para o equilíbrio familiar durante a pandemia

Nos últimos tempos, devido a pandemia do novo coronavírus, surgiram novas situações que não eram esperadas e, com isso, as pessoas precisaram se reinventar em vários aspectos, principalmente on-line.

O trabalho, para uma grande parcela, passou a ser home office e o ensino escolar, à distância, gerando uma maior convivência dos cônjuges, deixando crianças e adolescentes tempo integral em casa. Fora o aumento considerável de serviços domésticos, a adoção de protocolos rígidos de proteção e o distanciamento de familiares, amigos e colegas de trabalho.

Essa relação de convivência extrema em casa e a falta de contato com outras pessoas está gerando muito estresse e ansiedade nos lares, acarretando uma necessidade muito grande de terapia familiar e, por que não, terapia holística ao invés da tradicional psicoterapia?

Por meio de métodos associados da medicina integrativa é possível tratar sintomas como estresse, insegurança, dores,  entre outros. Por exemplo, o uso da homeopatia somada à acupuntura no tratamento. “Algumas famílias simplesmente se distanciaram por questões de proteção ao vírus, outras passaram a coabitar muito mais tempo com as pessoas que dividem o mesmo espaço. Tudo isso somado a alta pressão no trabalho, insegurança financeira, falta de previsibilidade e vários medos associados, seja de perder um ente querido, de pegar a COVID-19 ou mesmo perder seu patrimônio. Isso acabou causando um alto índice de rupturas relacionais, separações, divórcios, conflitos e impasses constantes”, explica Natália Lima, Terapeuta Holística e Homeopata, fundadora dos Espaços TATVA.

Baseado nesse cenário, Natália tem atendido cada vez mais famílias para um tratamento sistêmico. “Embora os membros da família cheguem juntos ao Espaço, os atendimentos são individuais, pois cada um tem o seu próprio motivador de estresse. Assim, é possível identificar as reais causas de cada pessoa e, por meio de remédios homeopáticos e fitoterápicos, cada indivíduo é receitado com um plano específico de tratamento”,  diz Lima.

O ponto crucial é que as emoções definem o estado de saúde, tanto físico, quanto mental e, diante de todas essas circunstâncias, passaram a ser mais percebidas, ressaltadas e exaltadas, convergindo para os impasses pessoais, afetando o bem-estar. Isso porque, os problemas vividos pelo casal, acabam conflitando com as necessidades e expectativas dos filhos e todos entram no ciclo de estresse que prejudica as relações.

A Terapia Holística Familiar prevê um acompanhamento semanal, com aplicação de acupuntura, moxaterapia, ventosa, aromaterapia, exercícios e até drenagens para as adeptas do relaxamento muscular e estimulação linfática. Em alguns casos mais extremos, Natália inclui técnicas de mindfullness e acupressão, além de aulas de pilates. O tratamento, se necessário, também pode ser adaptado para ser feito totalmente on-line.

“O fato de realizar um exercício ao lado do meu filho, já melhora absurdamente nossa relação”, relata Ednei Andrade, que passou a frequentar o Studio para fazer aulas particulares com o filho.

“Em uma relação pessoal, a máxima ‘quando um não quer, dois não brigam’ é uma verdade, por isso, o tratamento sob uma ótica familiar tem ganhado cada vez mais espaço dentre as terapias alternativas”, conclui a terapeuta holística.

Natalia Lima:   

CRTH-BR 6478

IG: https://www.instagram.com/oficialnatalima/                                                                                          

Profissional multifacetada com inúmeras especializações e certificados nacionais e internacionais na área do bem-estar, Natália Lima descobriu seu talento quando enxergou que a associação de todas as áreas que atua, além de melhorar, pode até curar algumas patologias. Com isso, montou um espaço, o TATVA em São Paulo, onde o conceito é melhorar a qualidade de vida das pessoas oferecendo técnicas corporais variadas para todas as idades como Pilates, Yoga, Ballet e Movimentos.

Apaixonada por Medicina Chinesa, é adepta da Medicina Integrativa que envolve influências físicas, mentais, sociais, emocionais, espirituais e ambientais. Tem como objetivo trabalhar o bem-estar sistêmico das pessoas, desenvolvendo um método mais abrangente que compreende desde exercícios físicos, às terapias, como misturar drenagem com acupuntura, por exemplo. “A união de pilates, homeopatia, massagens e acupuntura faz milagres”, explica Natalia.

Oferece apoio total à saúde da mulher, incluindo também toda a fase gestacional com programas específicos, proporcionando uma gestação equilibrada, serena e mais saudável para as mães e seus bebês, trazendo uma experiência única com o parto humanizado, adequado à realidade da genitora. Como Mentora Gestacional, associa, além dessas especialidades, sempre junto ao médico, drenagens, massagens e exercícios com acolhimento emocional e presença continua ao lado da gestante, também no pós-parto, apoiando a mãe com a amamentação de seu recém-nascido.

Espaço TATVA:

IG: https://www.instagram.com/tatvaoficial/ 

O TATVA é um espaço de autoconhecimento corporal, com foco na alta performance, reabilitação e qualidade de vida. Consiste na harmonização de várias técnicas complementares, desenvolvida de forma personalizada à realidade do aluno que, quando combinadas, fortificam os resultados, potencializando a energia da mente e do corpo, flexibilidade, força, resistência, performance e consequentemente, longevidade.

Com duas unidades, Itaim Bibi e Vila Olímpia, conta com aulas de Pilates, Yoga, Funcional, Mindfulness e Ballet Fitness e, terapias alternativas, como medicina chinesa (acupuntura), medicina integrativa (homeopatia, drenagem linfática) e gestantes (doulagem, exercícios gestacionais), entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *