Praia Grande

Atendimento a moradores em situação de rua em Praia Grande muda por causa da pandemia

Almoço servido no Centro POP agora é oferecido em marmitas

Os moradores em situação de rua que procurarem o Centro POP não se alimentarão mais no local. Ao invés disso, eles agora recebem marmitas e kits lanches, para que possam realizar a refeição sem aglomeração. O aumento nas taxas de contaminação fez com que a Secretaria de Assistência Social (Seas) mudasse o sistema de atendimento da unidade visando garantir a segurança sanitária de usuários e funcionários do local.

O Centro POP é uma unidade de atendimento voltada exclusivamente para a população em situação de rua. Lá, além da refeição, o atendido recebe também assistência psicológica, social e pode buscar sua reinserção na sociedade.

Antes da pandemia e nos períodos mais controlados, as refeições eram servidas no refeitório, porém a necessidade de distanciamento e o aumento de medidas restritivas fizeram com que o serviço se adequasse.

A cozinha continua operando, preparando refeições balanceadas e ricas em nutrientes e vegetais. Além do prato principal, o atendido ainda recebe uma fruta como sobremesa e um “kit lanche”, com suco e biscoitos, para consumir mais tarde. Diariamente, cerca de 50 pessoas recorrem à alimentação do local, o que dá uma média de 1000 refeições mensais oferecidas.

“Mudamos a forma de oferecer, mas não deixamos de nos preocupar com a qualidade da refeição e a dignidade dos atendidos”, conclui o secretário de Assistência Social, José Carlos de Souza.

O Centro POP fica na Avenida Ministro Marcos freire, nº 6.650, no Bairro Quietude.
Além do Centro POP, Praia Grande tem outros serviços voltados aos moradores em situação de rua, como o serviço de Abordagem Social, que realiza o mapeamento, a abordagem e busca ativa que identifica, nos territórios, a incidência de pessoas em situação de rua, realizando a sensibilização para que os mesmos busquem o Centro Pop.

Tem ainda a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, que desenvolve o serviço de acolhimento institucional às pessoas em situação de rua e o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, outro local voltado ao atendimento de moradores em situação de rua. Por meio de uma parceria com igreja católica, a unidade oferece acolhimento noturno, acesso à alimentação e higiene pessoal no período noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *