Empresas e Negócios

Curso de capacitação para professores da Rede Adventista marca nova era

Reinvenção do educador é um novo capítulo do ensino escolar

A Rede Adventista do ABCD e Litoral tem o retorno das aulas remotas marcado para o dia 25 de janeiro. Enquanto aguardam a liberação dos prefeitos para o formato de ensino híbrido, a direção preparou uma semana de curso de capacitação para os educadores transmitida pelo estúdio da rede, em São Bernardo do Campo, reunindo profissionais e especialistas de cada área no Brasil inteiro, para conversar com os grupos de professores e prepará-los para a nova ambientação escolar.

O curso se estende para os educadores do ensino fundamental e ensino médio e consiste em palestras e aulas com diversos temas, entre eles, “conhecendo o ensino híbrido”, “entendendo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, “metodologias ativas”, “tempo de viver bem: como usar o cérebro ao seu favor”, entre outros. Para compartilhar experiências e informações, uma das convidadas principais é a Priscila Boy, escritora, palestrante e especialista em formação continuada de professores.

“Não é novidade que as escolas e os sistemas educacionais estejam se reinventando para alinhar suas concepções e ações diante do novo normal”, aponta Marizane Piergentile, diretora de educação da Rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista. “Estamos enfrentando um desafio significativo e precisamos dar amplo apoio aos professores para realinharmos nosso programa de ação”, afirma.

Na última semana, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou uma diretriz para que todas as escolas possam disponibilizar mensalmente, pelo menos um terço das aulas de forma presencial em 2021, sendo obrigatória a frequência dos alunos. Em documento publicado no Diário Oficial do Poder Executivo, entre os artigos que especificam as novas medidas de retorno às aulas, está a necessidade de estratégias para o acolhimento dos professores, funcionários e estudantes que exigem um plano de formação continuada, com apoio e acompanhamento dos docentes para que tenham maior segurança diante das novas situações escolares.

Para os professores, a volta às aulas é sempre um momento de muita emoção e expectativa de como será a nova classe e os alunos que vão encontrar. Agora com a pandemia, este retorno possui uma mistura de emoção com ansiedade, pois além do encontro com a turma, existe a esperança da vacinação em massa e como será o possível formato presencial com os alunos novamente.

De acordo com Marizane, a capacitação que a Rede Adventista está fazendo nesta semana vai além da pedagógica e passa a abraçar um caráter mais afetivo e de acolhimento ao educador, onde eles conseguem trocar uns com os outros as expectativas para este ano letivo. “A área da educação possui novos caminhos em 2021, mas o professor é um ser que se reinventa, e temos certeza de que sairemos renovados e prontos para um novo capítulo na área educacional”, conclui a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *