Empresas e Negócios

Março Amarelo: Como identificar sinais e prevenir doenças renais em seus pets

Sendo uma doença com sintomas silenciosos, o acompanhamento da saúde dos pets pode impactar em sua expectativa de vida

Com a pandemia, foi inevitável que os gatos e cães ficassem cada vez mais dentro de casa, porém mesmo confinados, com uma boa alimentação e acompanhamento frequente do Médico-Veterinário, é possível oferecer uma boa qualidade de vida aos pets.

E, mesmo com o crescimento da expectativa de vida dos animais, alguns cuidados preventivos não podem deixar de ser levados em consideração. Com a maturidade e envelhecimento dos pets, algumas complicações podem surgir e serem descobertas apenas tardiamente, um exemplo é a Doença Renal Crônica (DRC). “A DRC é uma condição marcada por diferentes causas e ela pode acometer cães e gatos de todas as idades, mas principalmente animais acima de 10 anos. Esses têm 81% de chances de apresentar algum sintoma”, explica a Médica-Veterinária da Royal Canin, Priscila Rizelo.

Com doenças como essa, o mês internacional do cuidado de doenças renais “Março Amarelo” procura trazer atenção e conscientização aos médico-veterinário e tutores. Por ser uma doença silenciosa, a DRC costuma ser tardiamente diagnosticada, uma vez que, quando os sintomas aparecem de forma mais nítida, boa parte dos rins já estão comprometidos. Alguns dos possíveis sinais para manter atenção são:

  1. Aumento da micção e o aumento da ingestão de água
  2. Falta de apetite, e consequentemente a perda de peso
  3. Apatia e vômitos esporádicos
     

Algumas raças têm uma propensão maior de desenvolver problemas renais, porém a DCR pode acometer pets de todas idades, sendo os índices mais frequentes em pets em idade avançada.

“A visita frequente ao Médico-Veterinário e os check-ups periódicos, principalmente em animais maduros e idosos, é a melhor forma de instituir o diagnóstico precoce e controlar a doença, que no início não mostra sinais claros. Quanto mais cedo for diagnosticada, melhor será o resultado da terapia instituída”, alerta Priscila.

A nutrição assume um papel importante na manutenção da saúde e deve fazer parte como coadjuvante no tratamento da DRC. É sabido que a nutrição adequada impacta a qualidade de vida, podendo retardar a progressão da doença renal crônica e tem um papel fundamental no aumento da sobrevida dos pets acometidos.

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliar no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *