Praia Grande

Praia Grande entrega as primeiras das mais de mil novas vagas em Creche

EM Vereadora Isaura Campos Garcia atenderá 230 alunos, de zero a 3 anos

A Prefeitura de Praia Grande deu início a entrega de mais de mil vagas para atender alunos em turmas de Creche, com faixa etária de 0 a 3 anos. Nesta terça-feira (22), a Administração Municipal fez a inauguração da Escola Municipal Vereadora Isaura Campos Garcia, em solenidade virtual transmitida pelas redes sociais. Localizada no Bairro Sítio do Campo, o equipamento atenderá 230 meninos e meninas em períodos integral e semi-integral.

Com a inauguração, Praia Grande chega ao número de 78 escolas municipais. Essa será a primeira unidade de ensino voltada especificamente para atender a demanda de creche. O novo equipamento, que conta com quatro salas, além de solários e áreas para banho, está localizado onde antes funcionava o antigo Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Sítio do Campo, da Secretaria de Assistência Social (Seas).

Participaram da solenidade, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e a subsecretária de Administração, Vanessa Rovenna, responsável pela Secretaria de Educação (Seduc). Também marcaram presença, o conselheiro tutelar José Neves de Assunção Junior, filho da patrona da unidade escolar, e a professora Andreza Paula Almeida Silva, que assume como diretora da EM Vereadora Isaura Campos Garcia.

Durante a solenidade, Vanessa Rovenna fez questão de enaltecer o compromisso da Prefeitura em ofertar um sistema de ensino bem qualificado, não apenas na parte estrutural, mas também no serviço prestado. “Essa nova unidade terá importância fundamental, pois os alunos que serão trazidos para cá a mãe precisa trabalhar e necessita de um espaço onde o filho seja bem cuidado. E é isso que essa escola vai oferecer assim como já ocorre em todas as outras”.

O prefeito, Alberto Mourão, reforçou a fala da a subsecretária de Administração da Seduc ao afirmar que a educação tem papel fundamental na formação do futuro de uma sociedade. “A comunidade precisa ser chamada para dentro do colégio. O processo educacional deve ser feito com ambas as partes e a sociedade tem o seu papel fundamental. E isso começa, para muitos, aqui na Creche por ser o primeiro contato da criança com o mundo fora de casa. Por isso, a importância de um espaço como esse”, destacou

O chefe do Executivo aproveitou para explicar os motivos que levaram a escolha do nome da vereadora Isaura Campos Garcia como patrona da unidade. “Tive o prazer de atuar na Câmara ao lado da Isaura. Ela sempre foi uma pessoa muito ativa. Sempre nutri um carinho especial, pelo fato de sempre ser comprometida com aquilo que faz. Essa homenagem é para uma mulher que sempre teve o espírito de cidadania como destaque”, recordou.

Estrutura – Construída onde antes funcionava o Cafe Sítio do Campo, a EM Vereadora Isaura Campos Garcia precisou passar por adaptações. A Secretaria de Educação (Seduc) alterou a posição da cozinha otimizando o espaço. Além disso, a pasta municipal executa a construção de quatro berçários, quatro solários, duas áreas para banho, despensa e lactário. O que totaliza 371,83 metros quadrados de área construída.

Na parte administrativa, a Seduc realiza obras para que o local conte com sala da direção, secretaria, depósito, área de serviço, depósito de material de limpeza (DML), copa e banheiro para os funcionários. Além disso, a unidade recebe serviços de adequação nos sanitários masculino e feminino e também nas instalações da parte elétrica e hidráulica para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O espaço ainda passa pelo serviço de troca de revestimento e pintura na parte interna e externa, para os padrões dos prédios da Secretaria de Educação. Quando estiver em funcionamento, a nova unidade terá capacidade de atender até 230 crianças, com idades de 0 a 3 anos, em turmas de Berçários I, II e III.

Patrona – Formada em psicologia, Isaura Campos Garcia iniciou na Prefeitura de Praia Grande em 1968, atuando como enfermeira e, tempo depois, como diretora do único pronto socorro da Cidade, à época na Rua Copacabana. Trabalhou como responsável das Unidades de Saúde da Família (Usafas) Quietude e Vila Sônia, e também da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tupi. Na Educação, ocupou o cargo de chefe da Divisão de Merenda Escolar. Além disso, por 12 anos, foi vereadora de Praia Grande no período de 1.976 a 1.988.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *