Diversão

Arte urbana ilustra isolamento durante a pandemia

Obra de artista plástico envelopa sede de imobiliária em SP

São Paulo é uma das capitais de Arte Urbana e essas interferências nas paisagens paulistanas brindam motoristas e pedestres com o melhor do gênero assinado por artistas internacionalmente famosos como Eduardo Kobra, OSGEMEOS, Mena, Crânio, Nina Pandolfo, entre outros.


Ao dar continuidade ao projeto VIVA ARTE, em sua 5ª edição, a Bossa Nova SIR dialoga com o espaço urbano e expõe na fachada de sua sede, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2027, a partir do dia 28/02, uma instalação da visão intimista do cotidiano da pandemia do artista visual Adriano Franchini, em sua exposição individual Cama box de solteirolençol e travesseiro.


Adriano, desde março de 2020, passou a observar com mais atenção o espaço que habita e iniciou uma série de desenhos, como um exercício de reflexão, valendo-se de estratégias como a regressão e análise de sonhos. Ao longo desse período de pandemia, ele se propôs a desenhar os habitantes de seu quarto, repetidamente, até a descoberta da cura e seu acesso para todos.


O resultado desse processo são mais de 70 aquarelas sobre papel algodão, que medem em torno de 13x17cm, parte expostas no interior da empresa. Apenas uma delas está ampliada centenas de vezes, ocupando a fachada de 60m², em técnica mista, adesivo plástico e quatro telas que refazem a imagem.  “A casa se tornou o nosso mundo, um espaço gigante, visto que percebo nele mais detalhes sobre meu próprio espírito. Cobrir a fachada com uma das obras é um ato simbólico, expresso publicamente o valor do imperceptível, do inusitado e da imprecisão das coisas”, diz Franchini.


A curadoria do projeto Viva Arte é de Elisabeth Leone, que em seu texto curatorial “De dentro para fora”, acrescenta que além desse trânsito do privado ao público, do micro ao macro, imagens artísticas alimentam a psique humana e, portanto, se expostas em lugares públicos, alimentam a psique urbana, pois “a cidade também tem alma”.


Além da instalação da fachada com uma das imagens da série que dão o título à exposição individual de Adriano Franchini Cama box de solteirolençol e travesseiro, outras 50 aquarelas estão expostas no interior da empresa.

Para visitar a exposição é preciso agendamento pelo telefone (11) 3061-0000 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *