Praia Grande

Praia Grande deve aderir ao Cadastro Integrado de Beneficiários de Auxílio Moradia

Moderna ferramenta garante maior eficiência na gestão dos dados habitacionais

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande está cumprindo todas as etapas legais para confirmar a adesão ao Cadastro Integrado de Beneficiários de Auxílio Moradia (Cibam). O sistema criado pelo Governo do Estado de São Paulo funciona como uma moderna ferramenta que garante maior eficiência na gestão dos dados voltados às ações habitacionais.

A Sehab encaminhou para a Secretaria da Habitação do Estado, documento manifestando interesse na utilização do sistema. O ingresso no Cibam ocorre de forma oficial mediante celebração de convênio não oneroso entre a Cidade, o ente estadual e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Na prática, o Cibam consiste em um banco de dados amplo e unificado para a coleta de informações, identificação da concessão de auxílios e ainda benefícios. Desta forma, é possível para os gestores o desenvolvimento de estudos e medidas voltadas às políticas públicas habitacionais.

“Em todas as ações e projetos na área da Habitação em Praia Grande buscamos fazer a chamada justiça habitacional, ou seja, entregando um imóvel para realmente quem precisa e se enquadra na legislação. A Sehab intensificou o trabalho de cruzamento de dados para evitar irregularidades e fraudes. Por conta disso, somente em 2021, sete imóveis já foram recuperados e entregues para famílias que estavam precisando”, explicou o secretário de Habitação da Cidade, Anderson Mendes.

Dados – Atualmente, a Sehab possui em funcionamento dois tipos de cadastros. O primeiro, fica voltado ao funcionamento do Programa Habitacional de Interesse Social; o segundo, destinado exclusivamente aos atendimentos do setor de Regularização Fundiária.

Para aprimorar todos os processos, Praia Grande segue trabalhando para a implantação do cadastro único habitacional. A formatação do sistema municipal ocorre em parceria entre a Sehab e a pasta de Planejamento (Seplan) da Cidade. A criação do novo sistema vai agilizar ainda mais esse cruzamento de dados do Programa Habitacional de Interesse Social e da Regularização Fundiária do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *