Praia Grande

Em Praia Grande, Poiesis oferece 190 vagas para oficinas culturais gratuitas em abril

O mês de abril reserva uma possibilidade de conhecimento gratuito aos interessados no setor cultural. O Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), por meio do programa Oficinas Culturais, está oferecendo 190 vagas para cinco oficinas, com quatro delas já recebendo inscrições de forma online (até 06 de abril) e uma com abertura prevista para a próxima semana (31 de março a 14 de abril). Todo o conteúdo será online e transmitido ao vivo aos participantes pela plataforma Zoom.

As oficinas da Poiesis, órgão ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, trarão conteúdos diversos e para todos os gostos. A oportunidade dos participantes aprenderem diferentes técnicas e conceitos de edição de vídeos digitais e apresentação da importância e as exigências do mercado musical são alguns exemplos do que os inscritos poderão aprender em abril.

Confira os detalhes de cada oficina:

OFICINA: INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE VÍDEO DIGITAL (Coordenação: Lucas Gervilla) – 30 vagas
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29 de abril, das 10h às 12h
Inscrições: até 06 de abril, por meio do link https://forms.gle/MErMPYaQT6CurnhZ6. Não é necessário ter experiência prévia, nem equipamento profissional, podem ser usados computadores, celulares ou tablets.

Sinopse: Por meio de explicações seguidas de exercícios rápidos será apresentada a edição como processo fundamental na produção audiovisual. Durante a oficina, os participantes entram em contato diferentes técnicas e conceitos de edição e montagem, visando fornecer aos participantes elementos para o enriquecimento de seus vídeos.

OFICINA FUNDAMENTOS EM NEGÓCIOS DE MÚSICA – DIREITO AUTORAL E MONETIZAÇÃO (Coordenação: Ricardo Cantaluppi) – 80 vagas
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29 de abril, das 14h às 16h
Inscrições: até 06 de abril, por meio do pelo link https://forms.gle/dc89qkLQSzmQFjqWA
Faixa etária: 18 anos

Sinopse: A oficina pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atividades, funções e exigências do mercado musical e, sobretudo, demarcar a indispensável presença da música pelos mais diversos campos e atividades econômicas.

OFICINA PERSONAS ANÔNIMAS – MÁSCARAS EM UPCYCLING (Coordenação: Daniel Normal) – 20 Vagas
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29 de abril, das 14h às 16h
Inscrições: até 06 de abril, por meio do link https://forms.gle/CCFwdS1oAKTg63nd9
Materiais necessários: materiais que seriam descartados (em especial roupas, acessórios, embalagens, caixas, etc), cola quente, tesouras, estiletes, agulhas e linhas, cola branca, cola de tecido, grampeador.

Sinopse: Os participantes poderão criar novas personas e/ou seres que os representem como identidade através de máscaras, utilizando das técnicas de upcycling, que é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais.

OFICINA – AMOR ROM NTICO E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO: ANÁLISE DAS MÍDIAS DE MASSA (Coordenação: Amanda Rosa) – 40 Vagas
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29 de abril, das 18h às 20h
Inscrições: até 06 de abril, por meio do link https://forms.gle/ky47pTLAMkfSjP2L7

Sinopse: Pretende-se que os participantes pensem criticamente sobre o conceito de amor romântico, comumente difundido nas mídias de massa. Trata-se de ponderar como os indivíduos naturalizam este ideal de felicidade que, analisado na atualidade, torna-se um dos pressupostos para as violências de gênero, sobretudo nas relações afetivo-sexuais.

OFICINA: ENTRE E SAIAS – PEQUENOS RECORTES DE UMA BRINCADEIRA DANÇADA PARA QUARTOS, SALAS E COZINHAS (Coordenação: Fernanda Iannuzzi) – 20 vagas
Datas e horários: 26, 28 e 30 de abril, das 10h às 12h
Inscrições: 31/3 a 14/4, por meio do link https://forms.gle/qa5JDTLKBdrqsWXb8
Materiais necessários: Tesoura e recortes de tecidos de 1,5m x 1,5m (pode ser improvisado com toalhas de mesa e lençol sem uso). O tecido escolhido será recortado e se transformará em uma saia.

Sinopse: A atividade propõe a construção de uma dança através do objeto saia e da sensação de girar em formato pensado para os espaços da casa. Se contaminando das danças brasileiras como ponto de partida desses experimentos dançantes com saias, os participantes poderão experimentar algumas danças coletivas do universo da cultura popular brasileira, de forma individualizada, aguçando suas próprias danças internas, que se conectam com as saias e com os ambientes da casa. A experiência propõe a reflexão: quem comanda o movimento? A saia objeto? O corpo expressivo? A alma sensível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *