Itanhaém

Prefeitura de Itanhaém e Sabesp realizam fiscalização das ligações clandestinas na rede de esgoto

VISTORIA – As irregularidades nas ligações domiciliares são um dos maiores causadores do despejo irregular de esgoto nos rios, praias e vias públicas da região

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e contribuir com a qualidade de vida e saúde dos moradores, a Prefeitura de Itanhaém em parceria com a Sabesp, iniciou nesta semana, a fiscalização dos imóveis que possuem redes de esgoto em situação inadequada. As irregularidades nas ligações domiciliares são um dos maiores causadores do despejo irregular de esgoto nos rios, praias e vias públicas da região.

Em conjunto, as secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Planejamento e Meio Ambiente, estão seguindo o cronograma de ações, do programa “Esgoto Certo”, que contribui para a regularização dos imóveis não conectados à rede de esgoto ou que possuem ligações clandestinas de esgoto nas redes de águas pluviais e vias públicas. As fiscalizações já acontecem no Belas Artes, Praia do Sonho e seguirão para o Ivoty, Laranjeiras e outros bairros da cidade.

Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, Cesar Augusto de Souza Ferreira, as fiscalizações acontecem após o mapeamento das áreas atingidas. “É preciso que os imóveis regularizem as ligações nas redes coletoras, para que o meio ambiente não sofra danos por tais irregularidades. Devemos preservar nossos rios, praias e também a saúde e qualidade de vida das pessoas”.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Vinícius Camba, explica que as equipes de fiscais da prefeitura, junto a Sabesp, visitam os imóveis com ligações irregulares, notificando os proprietários e autuando, quando necessário. “Após a visita, e a notificação da irregularidade, um prazo é oferecido para cumprir a regularização. Mas quando esse prazo não é respeitado, os proprietários podem sofrer autuações”, afirmou.

Para que o esgoto tenha o destino correto, é fundamental que os donos de casas e estabelecimentos comerciais apenas realizem a ligação de seus imóveis na rede de esgoto local, com a autorização prévia da Sabesp. Além de proteger o meio ambiente, a iniciativa contribui para a qualidade de vida e a saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *