Diversão

Governo paulista lança maior evento gastronômico do Brasil

De 1º a 31 de outubro, SP Gastronomia promove mais de 200 ações no Estado, com exposições, menus a preços especiais e encontros com chefs

Começa na próxima terça-feira (1º) a primeira edição do SP Gastronomia, maior e mais inovador programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil. O projeto é organizado e promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão apresentaram nesta sexta (27), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a programação completa do evento.

“É um programa vigoroso em um Estado que já tem enorme tradição na área gastronômica”, declarou o Governador. “Tomamos a decisão de concentrar o evento no mês de outubro para ser um grande difusor. O objetivo é fortalecer a consciência de São Paulo como principal centro gastronômico do país. Nosso objetivo também é garantir a continuidade dos empregos temporários que, iniciando em outubro, tenham a oportunidade de prosseguir atuando no setor gastronômico. Esse impulso pode ajudar e fortalecer os conceitos de gastronomia e empregabilidade”, acrescentou Doria.

Ao longo de todo o mês, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do Estado. O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras atividades ligadas à economia criativa e ao turismo.

O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.

Potencial econômico

O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o Estado e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.

São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e 11 dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.

“Vamos impulsionar esse setor para que ele impacte ainda mais o desenvolvimento e seja reconhecido dentro e fora do Brasil, a fim de atrair mais turismo e empregos pelo viés da gastronomia. É um programa que impacta positivamente diversas áreas”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Integração

O SP Gastronomia é a maior ação intersecretarias já realizada pelo Governo do Estado. O calendário também reúne atividades das pastas de Desenvolvimento Regional; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.

Programação

São Paulo terá atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado em todos os dias de outubro. A programação completa de ações está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br.

Até o dia 5, bares e restaurantes podem inscrever um prato promocional e entrar na lista de estabelecimentos parceiros. Eventos do setor também podem solicitar a inclusão no calendário pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *