Opinião

Seria o início de ciclos uma das maiores causas da angústia humana moderna e adoecimento da mente?

Por Isabel Marçal

O que diferencia os seres humanos dos outros animais é a consciência, a capacidade de raciocínio e compreensão de si e do ambiente. É a partir desta qualidade exclusiva que desenvolvemos a noção de tempo, de finitude, ou seja, de começo, meio e fim. Na modernidade, o conceito de tempo se transformou: o que antes era circular – uma reprodutibilidade da vida –, passa a ser propriedade do homem, no qual é possível ter a liberdade para criar, desenhar o próprio destino, passando o plano de vida a ser de sua responsabilidade e trazendo o dever de fazer algo com a existência. O que, por sua vez, gera uma extrema angústia. Seria ousaria dizer que essa é a maior angústia moderna, uma das causas mais frequentes do sofrimento psíquico e do adoecimento da mente?

Sendo assim, foi preciso desenvolver ferramentas para auxiliar nesta árdua tarefa de desenhar a vida. Uma das primeiras ferramentas que utilizamos foi o ano solar, essa uma volta – 365 dias que levam para completar um ciclo de estações na Terra – é um ciclo estável da natureza e passou a ser a maior referência do homem. Um período de começo, meio e fim para que haja a possibilidade de estabelecer planos e projetos. Recorremos, também, aos rituais para estabelecer conexões com o tempo e, um dos maiores rituais da humanidade, no qual todas as “raças” e “credos” estão unidos, é a celebração do Ano Novo, do próximo ciclo que está por vir, da página em branco que apazigua a alma e traz a ideia de que podemos fazer diferente, melhor! Pode parecer meramente simbólico, mas a grande valia do simbolismo é não ser nem verdadeiro, nem falso, mas uma ferramenta de ancoragem, de ordenação e no caso do “Réveillon” de esperança.

O ritual nos ajuda a elaborar e nos fortalece para seguirmos em frente. A renovação do calendário mexe com o nosso psiquismo e somos encorajados a projetar mudanças que vínhamos adiando, ou que não priorizávamos na rotina – pois, a prática do dia a dia é a de obedecer ao desejo do outro, a vontade da sociedade. É como se recebêssemos a chance de melhorar o entrosamento conosco mesmo, de entrar em contato com seu eu interno e suas necessidades e vontades reais; e, assim, fazer uma reorganização para alcançá-las. Porém, na maioria das vezes, essa ritualização é realizada de uma maneira hiperidealizada, acreditando que a “magia do ano novo” torne o 1º de janeiro algo bem diferente do que foi o dia 31 de dezembro. Quando isso acontece, ao invés de fortalecimento após o período de euforia da celebração, aparece a ansiedade ou o aumento dela, a desilusão, entre outras sentimentos que podem levar ao aparecimento ou agravamento de doenças psíquicas.

A “magia” de 2020 para 2021 materializa-se na vacina, afinal o mundo parou por causa de um vírus. Cidades fecharam, ruas ficaram vazias, famílias tiveram que se isolar, pais, avós, amigos só pela tela. Nossa realidade foi abruptamente modificada, perdemos mais seres humanos que na Segunda Guerra Mundial e a sociedade, que já apresentava altíssimos índices de sofrimento psíquico, passa a enfrentar uma crise global de saúde mental (como foi denominada pela Organização das Nações unidas em seu alerta em maio de 2020).

Um ano que provocou mais medo, aumentou a preocupação excessiva e a falta de concentração, como pudemos notar na primeira etapa da pesquisa “Sociedade de Vidro na Pandemia” conduzida por nós, do Instituto Bem do Estar – em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência –, não poderia deixar de despertar esse sonho mágico. Mas, infelizmente, as vacinas não são milagrosas e apesar da aprovação ainda não sabemos quando uma outra “nova realidade” irá chegar. Sabemos que, por enquanto, vamos continuar mantendo todos os cuidados, ou seja, usar máscaras, “tomar banho” de álcool em gel, manter o distanciamento social e, acima de tudo, cuidar da saúde da mente. Pois, sem esse cuidado, não é possível sonhar, planejar e realizar.

O primeiro passo para cuidar da saúde da mente e conseguir controlar a ansiedade, o estresse e os sentimentos que levam a depressão é ter a coragem de olhar para dentro. O autoconhecimento é a chave mais poderosa para transformar a realidade dolorida. Assim como muitos brasileiros tiveram a oportunidade de olhar um pouco mais para seus sentimentos e emoções com a pesquisa* – que acaba de encerrar a segunda etapa, que teve como foco a nova realidade que se instaurou após oito meses de pandemia – você também pode parar, desconectar do externo e conectar-se com você mesmo, notando quais sentimentos passam por você. Esse olhar é muito semelhante àquele encontro com seu eu interno de Ano Novo, mas, lembre-se, sem julgamento, sem ser um acerto de contas consigo onde são traçadas metas irreais e/ou esperado por acontecimentos hiperidealizados – os quais somente irão desencadear mais ansiedade, frustração e culpa.

*Os dados colhidos serão apresentados no book “Sociedade de Vidro na Pandemia” que contará com a comparação dos dados levantados e uma análise propositiva do impacto da pandemia na saúde da mente da população brasileira, realizada por especialistas convidados. O book será público e está previsto para o início do segundo trimestre deste ano.

Isabel Marçal é especialista em gestão de projetos sociais, com 15 anos de experiência no setor de Impacto Social, à frente da gestão de organizações. Atualmente cursa psicanálise e é presidente e cofundadora do Instituto Bem do Estar. Apaixonada pela vida, seres humanos e suas relações. Sonha com uma sociedade mais saudável e justa, por isso, acredita que o primeiro passo esteja na consciência individual de cada ser humano. 

Sobre o Instituto Bem do Estar | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três objetivos, que visam a transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional:CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização e mostras e exposições culturais; CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente; MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articular agentes públicos e privados, visando o acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy.  www.bemdoestar.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *