São Paulo

Governo de SP entrega mais de 300 kits de acessibilidade para atendimento de alunos com deficiência visual

Ação visa garantir acessibilidade aos alunos com deficiência visual matriculados na rede pública escolar com o objetivo de equiparar o acesso ao conteúdo pedagógico.

Nessa terça, 29, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação, realizou a doação de mais de 300 kits de acessibilidade que serão entregues às Diretorias de Ensino (DEs) para atendimentos de alunos com deficiência visual pela Secretaria da Educação.

O objetivo da ação é garantir acessibilidade aos alunos com deficiência visual matriculados na rede estadual por meio de materiais e tecnologias assistivas que auxiliem no seu desenvolvimento pedagógico.

Ao todo, serão 78 DEs beneficiadas. Os kits serão utilizados nas salas de recursos de escolas estaduais de SP

A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficência e contou com a presença dos Secretários de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Rossieli Soares (Educação) e outras autoridades.

“Temos um caminho longo de muito desafio, mas que estamos perseguindo. Queremos inclusão pra todos os estudantes com deficiência nas salas comuns do ensino regular. Assim vamos garantindo acesso e permanência e conclusão da educação, porque precisamos que os alunos avancem na educação” disse o Secretário de Estado Rossieli Soares em entrega.

Cada kit contém 13 itens essenciais para a inclusão do aluno com deficiência visual: máquina de escrever braile, reglete posivito de bolso, Soroban 21 eixos, alfabeto braile, globo terrestre adaptado, kit de mapas geográficos em braile, luminária com braço articulado, reglete de página inteira, plano inclinado, modelo anatômico torso + esqueleto, coração Ampiado, bloco de folha A4 com gramatura de 120 e caderno com pauta ampliada.

“As políticas públicas do Estado de São Paulo pensando as pessoas com deficiência evoluiu muito e alcançou grandes conquistas. Pela confiança do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, hoje são mais de 3,9 mil alunos com deficiência visual no estado que serão favorecidos com essas entregas.” afirmou a Secretária de Estado Célia Leão durante evento.

Além disso, foi assinado um termo de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação que prevê a oferta de curso de formação para os professores da rede estadual se instrumentalizarem para atender alunos com deficiência visual. A expectativa é capacitar 5 mil professores sobre tecnologias assistivas, braile, Soroban e especificidades da deficiência visual.

Cidade Acessível

Com um investimento de mais de R$ 340 milhões, o Cidade Acessível é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Além dos kits de acessibilidade, os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar e cadeiras de trilha adaptadas. O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *