Saúde

Celulite: quais são as causas e como tratar?

Entenda como a terapia de compressão graduada auxilia na prevenção e tratamento da celulite

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher representa a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos, igualdade salarial e contra a violência e o machismo. A data tem como objetivo trazer reflexões sobre como as mulheres são tratadas na sociedade nos dias de hoje, abordando diferentes pautas importantes para o universo feminino.

Tema habitual entre as mulheres, a celulite – nome popular da lipodistrofia ginoide – tem como causa o acúmulo de gordura sob a pele em algumas regiões do corpo, provocando um aspecto de “ondulado” ou “furinhos”.

Mais propenso em mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 95% apresentam esse aspecto nas pernas, nádegas e quadris, além de regiões como mamas, parte inferior do abdômen e braços. Isso porque o tecido adiposo dos dois gêneros é diferente. Enquanto nos homens ele é mais resistente e grosso, nas mulheres é mais fino. Outro fator importante são os hormônios. Devido ao estrogênio, as mulheres acumulam mais gordura do que massa magra; já os homens possuem mais facilidade em ganhar massa magra, por causa da testosterona.

Diversos fatores podem causar celulite como: genética, hormônios, alimentação e até fatores externos. No entanto, a celulite não é considerada uma doença.
 

Confira cinco dicas que podem auxiliar na prevenção da celulite:
 

– Beba água: se hidratar é fundamental. Beba no mínimo dois litros de água por dia, pois além de eliminar as substâncias tóxicas através da urina, auxilia no metabolismo do corpo e ajuda na absorção dos nutrientes.
 

 – Utilize meias de compressão graduada: outra maneira de prevenir a celulite é usar meias de compressão graduada, que auxiliam na melhora do fluxo sanguíneo, melhorando também o retorno venoso e diminuindo a retenção de líquidos nas pernas. Pensando nisso, a SIGVARIS GROUP desenvolveu a meia-calça Anticelulite Sigvaris Sculptor, que estimula a microcirculação sanguínea onde as mulheres possuem mais celulites: nas coxas e nos glúteos. A tecnologia dessa meia anticelulite une a tradicional terapia da meia de compressão Sigvaris, com o fio de poliamida Emana®, um tecido com cristais bioativos que absorve o calor do corpo devolvendo em forma de raios infravermelhos, com efeito modelador do fio Lycra®. Ela possui compressão nas pernas, cintura e abdômen, não marca a roupa, além de modelar e diminuir a retenção de líquido nas pernas.
 

– Alimentação saudável: evite comer alimentos gordurosos e frituras, ter uma alimentação rica em legumes e verduras auxiliará neste processo.
 

– Praticar atividades físicas: se mexer é fundamental para prevenir a celulite, pois melhora o sistema circulatório e auxilia no processo de queima de reservas de gordura. Movimente-se!
 

– Drenagem linfática: além de auxiliar na eliminação do excesso de líquido no corpo, a drenagem também elimina as toxinas que se acumulam entre as células de gordura, fazendo com que o seu sistema linfático trabalhe melhor e diminuindo a aparência de celulite.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí. 

Outras informações 

Site SIGVARIS GROUP do Brasil 

Programa SIG+ 

FACEBOOK 

INSTAGRAM 

LINKEDIN 

YOUTUBE 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *