Baixada Santista

Riviera de São Lourenço celebra aniversário de Bertioga reiterando compromisso com o desenvolvimento da cidade

Com 94% de sua mata nativa preservada, Bertioga é uma das cidades com maior índice de preservação ambiental do Estado de São Paulo

Neste 19 de maio, Bertioga, no Litoral Norte paulista, celebra 34 anos de emancipação político-administrativa. A data também é simbólica para a Riviera de São Lourenço, bairro planejado pela Sobloco Construtora, concebido há 46 anos, que cresceu junto com o município.

O impacto positivo da Riviera na cidade vai além da sua qualidade urbano-ambiental. Sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Bertioga é expressiva. Ocupando apenas 1,8% do território municipal, o bairro é responsável por mais de 50% da arrecadação de IPTU e ITBI na cidade. Vale lembrar que Bertioga ocupa a 16ª posição no ranking estadual de arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Com relação à arrecadação de IPTU, o município figura na 22ª colocação no Estado.

Além dos tributos, a Riviera é responsável ainda pela geração de intensa atividade de negócios e serviços que alimenta a economia de todo o município. Considerando a ampla rede de serviços que atende o bairro, a Riviera consolida-se como principal polo empregador de Bertioga. São cerca de seis mil empregos diretos permanentes, além de milhares indiretos, representando mais de 35,5% dos 14 mil postos formais de trabalho existentes, segundo dados do IBGE de 2021. Além disso, a Riviera concentra mais de três mil microempreendedores individuais, quase metade dos mais de sete mil registrados em Bertioga.

A relevância econômica da Riviera já era evidente em 1991, quando Bertioga emancipou-se de Santos. Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo exigiu a comprovação da viabilidade financeira do novo município. Um levantamento apontou que Bertioga já possuía capacidade de arrecadação superior à de diversas cidades litorâneas, graças, em grande parte, às receitas provenientes da Riviera.

Referência em preservação ambiental e qualidade de vida

Com 94% de sua mata nativa preservada, Bertioga é uma das cidades com maior índice de preservação ambiental do Estado de São Paulo. Nesse cenário, a Riviera também tem papel de destaque. É reconhecida nacional e internacionalmente pelo alto padrão de infraestrutura e o compromisso com a sustentabilidade, sendo um modelo de planejamento urbano no Brasil.

Nesse cenário, destaca-se a infraestrutura do bairro que foi planejada e executada para atender toda sua população, inclusive nas épocas de pico. O empreendimento dispõe de uma ampla infraestrutura contendo moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água; sistema completo de coleta, recalque e tratamento de esgotos, servidos por uma rede subterrânea que somam mais de 118 km; um laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas (canais de drenagem, mar, água distribuída e esgotos tratados); uma ampla malha de canais e canaletas de drenagem que evitam alagamentos e inundações, além de programas educativos independentes de preservação do meio ambiente, voltados à conscientização da população. Tudo executado com investimento 100% privado. A gestão da Riviera inclui ainda cuidados com os resíduos sólidos com um Programa próprio de coleta seletiva em funcionamento há 32 anos.

A gestão eficiente do Sistema de Gestão Ambiental da Riviera, certificado pela norma ISO 14001, é realizada pela Associação dos Amigos da Riviera, em auxílio aos órgãos públicos. Com mais de 600 funcionários a Associação é responsável pela manutenção das ruas, praças e jardins, operação dos sistemas de água e esgotos, limpeza da praia, coleta seletiva, segurança, fiscalização quanto à obediência às normas urbanísticas e o bem-estar de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *