Empresas e Negócios

SINHORES celebra 85 anos na Baixada Santista

SINHORES Baixada Santista e Vale do Ribeira completa 85 anos com ações voltadas à qualificação profissional e fortalecimento do turismo regional.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES) completa 85 anos nesta sexta-feira (15), consolidando uma trajetória marcada pela qualificação profissional, apoio aos empresários e incentivo ao turismo regional.

Ao longo das últimas décadas, a entidade ampliou sua atuação na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, desenvolvendo ações voltadas à capacitação da mão de obra e ao fortalecimento do setor de hospitalidade, considerado um dos principais motores econômicos da região.

Desde 2022, mais de 4,4 mil pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo sindicato. Atualmente, o SINHORES disponibiliza 17 cursos, sendo 16 gratuitos e um pago, em áreas ligadas à gastronomia, hotelaria e serviços. Para ampliar o acesso à formação, a entidade mantém parcerias com prefeituras de cidades como Guarujá, São Vicente e Cananéia.

Além da qualificação profissional, o sindicato também promove ações voltadas ao desenvolvimento turístico. Entre as iniciativas recentes está o lançamento do filme publicitário “O que fazer em Santos?”, criado para divulgar os atrativos da cidade e estimular o fluxo de visitantes. O SINHORES também participa da realização de eventos gastronômicos, como o Petiscaria – Festival Santista de Petiscos, além de apoiar festivais regionais.

Em 2024, a entidade passou por uma reformulação na diretoria executiva, incluindo a chegada de Arthur Veloso à presidência. A nova gestão ampliou áreas estratégicas do sindicato, com foco em segmentos específicos, como turismo, bares, pizzarias, delivery e franquias.

A modernização também alcançou a sede da entidade. Em 2025, o sindicato promoveu melhorias na fachada, salões de eventos, entrada principal e cozinha utilizada para cursos gastronômicos. O espaço passou a se chamar “Cozinha do Netão”, em homenagem ao empresário Netão Bom Beef.

Segundo o presidente Arthur Veloso, o aniversário reforça a importância do setor para a economia regional.

“Essa é uma trajetória construída com muito trabalho. Temos uma diretoria atuante, inovadora e incansável, e esse tem sido o segredo do nosso crescimento. Também vemos o empresário cada vez mais próximo da entidade, participando dos eventos, buscando capacitação e se associando”, afirma.

O SINHORES representa mais de 16 mil estabelecimentos ligados aos setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, atuando junto aos poderes públicos e privados em defesa das categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *