Câmara de Vereadores de Praia Grande comemora 50 anos

Solenidade e inauguração da Galeria dos Legisladores marcaram a data

A noite de terça-feira (12) foi de festa e homenagens em Praia Grande. A Câmara Municipal comemorou 50 anos. A primeira sessão solene de 2019 marcou a data.

Um dos grandes destaques da solenidade ficou por conta da inauguração da Galeria dos Legisladores. O espaço, que fica no térreo do prédio, conta com fotos de todos os vereadores que foram eleitos e cumpriram seus mandatos no Município.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou da solenidade dos 50 anos da Câmara Municipal. O Administrador Municipal ressaltou a importância da harmonia entre os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, para o desenvolvimento de ações que possam beneficiar a população.

“O debate em alto nível é fundamental para aperfeiçoar o processo democrático. Isso ocorre dentro da Câmara. Passei pelo legislativo e sei que é fundamental fazer essa sinergia entre os poderes. O que aconteceu nos últimos anos, desde 1992, foi exatamente isso, uma pacificação nesta relação que propiciou ao Executivo tirar do papel as ações e obras que resultaram na transformação da Cidade. O Brasil passa por este problema. Nós não vamos construir nada com os dois extremos brigando. O melhor é quando os poderes conseguem viabilizar os anseios da sociedade”.

Mourão foi eleito vereador em Praia Grande e cumpriu seu mandado de 1983 a 1988. O atual chefe do Executivo na Cidade presidiu a Câmara Municipal entre os anos de 1987 e 1988. “Revisitei minha história nesta solenidade e recordei momentos que vivi no legislativo. O início da minha vida pública foi aqui. Aprendi muito. Foi uma época especial, de embates dentro do plenário. Não discutíamos só os problemas do Município, como uma rua sem calçamento, éramos uma caixa de ressonância da sociedade com discussões sobre temas nacionais, inclusive. Lembro que discutimos aqui a Constituinte de 1988, por exemplo”. 

O atual presidente da Câmara Municipal, Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, aproveitou a oportunidade para enaltecer os vereadores que ao longo de todas as legislaturas contribuíram para o progresso do Município. “Quero também parabenizar os profissionais que atuam com todo empenho e dedicação diariamente aqui na Câmara. Todos fazem parte desse momento especial”.

Outro que participou da solenidade foi o deputado estadual, Cássio Navarro. Em seu discurso, o legislador também recordou o tempo em que foi vereador em Praia Grande e destacou as discussões de projetos que participou naquela época. “A Câmara completa 50 anos, uma história recente, mas muito rica. Daqui sai tudo que é possível realizar na Cidade. Me orgulho de ter sido vereador em Praia Grande”.

Homenagem – Outro ponto alto da noite ocorreu quando o funcionário com maior tempo de serviços prestados na casa do Poder Legislativo da Cidade, Manoel Roberto do Carmo, recebeu o Título de Cidadão praia-grandense. A homenagem emocionou o público que acompanhava a sessão solene no plenário. Já com a honraria nas mãos, amigos que trabalham diariamente ao seu lado fizeram questão de tirar fotos com o homenageado como uma singela forma de registrar para eternidade o momento especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *