Candidatos a vagas no Ensino Fundamental e Médio têm até 25 de junho para se inscrever; para o Ensino Médio técnico, o prazo vai até 26 de junho
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) prorrogou os prazos de inscrição para o processo seletivo de professores da rede estadual. São dois concursos em andamento: um voltado ao Ensino Fundamental e Médio e outro exclusivo para o Ensino Médio técnico. Os aprovados terão aulas atribuídas a partir do ano letivo de 2027.
Prazos de inscrição e datas das provas
Para o processo seletivo da educação básica — que inclui os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio —, as inscrições vão até quinta-feira, 25 de junho, pelo site da FGV: acesse aqui. A prova objetiva está marcada para 16 de agosto.
Para candidatos interessados em lecionar no itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio, as inscrições seguem abertas até sexta-feira, 26 de junho, também pelo site da FGV: acesse aqui. Neste caso, haverá provas objetiva e discursiva, previstas para 23 de agosto.
Quem pode se inscrever
Os requisitos variam conforme o segmento de ensino pretendido:
Anos iniciais do Ensino Fundamental: diploma de curso normal superior, licenciatura em Pedagogia, habilitação específica para o magistério, licenciatura em educação do campo ou conclusão de programa especial de formação pedagógica superior.
Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: diploma de licenciatura plena em componentes da matriz curricular do Estado de São Paulo.
Ensino Médio técnico: formação em licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. Também podem concorrer especialistas com notório saber e técnicos com experiência comprovada, conforme os critérios da Deliberação CEE nº 207/2022.
Vagas, salários e condições de contratação
Os dois processos seletivos oferecem vagas na capital, região metropolitana, interior e litoral paulista. A taxa de inscrição é de R$ 60 para cada concurso.
A remuneração para jornada de 40 horas semanais é de R$ 5.565,00. Professores que atuarem em unidades do Programa Ensino Integral, vinculados ao regime de dedicação exclusiva, têm direito a uma gratificação adicional de R$ 2.120,00.
A contratação é por tempo determinado, com possibilidade de vínculo com a Seduc-SP por até três anos.
