Praia Grande

Força-tarefa de contenção de invasões fiscaliza área do Parque Piaçabuçu

Foram verificados 16 pontos, além da demolição de uma obra irregular

A Prefeitura de Praia Grande realizou uma força-tarefa de fiscalização na área do Parque Municipal Piaçabuçu. O objetivo foi identificar ações clandestinas de desmatamento e ocupações irregulares. Na ação, que ocorreu na quinta-feira (21), uma construção irregular foi identificada e imediatamente demolida. Os responsáveis pela construção não foram encontrados.

Instituído pela Lei Complementar nº 152/96, com o propósito de garantir a proteção dos mangues situados no território municipal, o Parque Municipal Piaçabuçu ocupa uma área de 7,96 km, distribuída nos bairros Sítio do Campo, Vila Sônia, Antártica, Tupiry, Quietude e Santa Marina.

Como explicou o titular da Secretaria de Urbanismo (Seurb) de Praia Grande, Alexander Ramos, foram fiscalizados 16 pontos da área do Parque. “O trabalho de fiscalização e contenção de invasões é um trabalho constante na Cidade. Tanto é assim que já vem sendo reconhecido por órgãos e autoridades ambientais como um dos mais efetivos e eficientes no combate a este tipo de ação irregular”.

Na oportunidade, a equipe da Seurb também fez a confirmação das coordenadas que delimitam o parque. Ramos ressaltou que este serviço auxilia no controle do desenvolvimento urbano ao redor. “Este trabalho é muito importante, pois não só nos auxilia na confirmação de uma suposta invasão ou desmatamento irregular, como também é uma informação necessária para autorização de obras, pois há uma legislação restritiva na urbanização e construções em locais que fazem divisa com as áreas protegidas”.

Participaram da ação junto com a Seurb, equipes das Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e de Trânsito (Setran), Grupamento Ambiental da GCM, Defesa Civil e polícias Civil e Militar Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *